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Em março de 1995 chegava ao Brasil a emblemática RS2 Avant (imagem abaixo), o primeiro carro da linha RS trazido oficialmente pela Audi ao país. Na época, o modelo impressionou pelo desempenho do motor de cinco cilindros de 2.2 litros turbo de 310 cv de potência preparado pela Porsche e, após duas décadas, ainda é referência quando se fala de peruas esportivas. Criada há 30 anos como uma subsidiária responsável pela customização de carros da Audi, a RS – abreviação de Rennsport (esporte de competição) – acabou se tornando a divisão de alto desempenho da marca alemã.

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Aproveitando a celebração dos 20 anos da chegada dos modelos RS ao Brasil, a Audi lança no mercado nacional a linha 2015 dos modelos RS6 Avant e RS7 Sportback. Com discretas mudanças de estilo, tanto a perua como o sedã receberam apenas retoques na grade frontal, para-choques, lanternas, enquanto os faróis ganharam uma nova iluminação de LED no formato “espinha de peixe”. De acordo com a Audi, a parte eletrônica também recebeu melhorias.

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Os preços da linha 2015 ainda não foram definidos, mas deverão ser reajustados em relação aos valores da linha 2014, que são os seguintes: R$ 590.990 para a RS6 Avant e R$ 624.990 no caso do RS7 Sportback.

 

Coração intocado

Sob o capô, os modelos mantêm o poderoso conjunto mecânico composto pelo motor de 4.0 litros V8 biturbo a gasolina que, associado ao câmbio automático Tiptronic de oito marchas, gera 560 cv de potência e massivos 71,38 kgfm de torque, disponíveis entre 1.750 e 5.500 rpm e distribuídos às quatro rodas pelo sistema de tração integral quattro. Para favorecer a economia no consumo de combustível, o propulsor conta com o sistema COD (Cylinder on Demand), que desliga quatro dos oito cilindros quando o motor é pouco exigido.

Os dados de fábrica informam que tanto a perua como o sedã aceleram de 0 a 100 km/h em 3.9 segundos e atingem a velocidade máxima de 305 km/h.

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Luxo, sofisticação e temperamento explosivo

Ambos chamam a atenção pelo visual invocado, reforçado pelas grandes entradas de ar nos para-choques e, principalmente, pelo conjunto de rodas de liga leve de 20 polegadas calçadas em pneus de perfil baixíssimo. Por dentro, RS6 Avant e RS7 Sportback ostentam bancos revestidos em Alcantara (camurça sintética) escura e acabamento primoroso com materiais e arremates de excelente qualidade. Entre os equipamentos de série há o sistema multimídia MMI Navigation Plus, que recebeu melhorias no processador e facilita a vida do motorista e dos passageiros com recursos como GPS 3D, TV digital, reprodutor de DVD e som da grife dinamarquesa Bang&Olufsen.

Para demonstrar todo o potencial da linha RS, a Audi promoveu o teste-drive dos modelos no autódromo Velo Città, em Mogi Guaçú (SP). Na pista, os carros têm comportamentos parecidos, uma vez que compartilham motor e câmbio. Seguindo as orientações de um piloto profissional, foi possível levar os modelos bem próximos de seus limites. A primeira volta na pista foi feita com o sistema Drive Select no modo mais pacato, o Comfort, que deixa o carro mais macio e dócil para rodar na cidade, por exemplo.

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Já na hora de acelerar forte, o Drive Select foi colocado no modo Dynamic para soltar as rédeas da cavalaria. Logo de cara, o acelerador fica mais sensível, o volante e a suspensão aumentam a rigidez, enquanto o câmbio estica as marchas – mas o grande barato é fazer as trocas nas borboletas atrás do volante e ouvir os pipocos do escapamento de saída dupla nas reduções antes de entrar em uma curva. Falando em curvas, ao sair delas com o motor cheio e com o pé “no porão”, quem está dentro do carro sente o forte tranco nas costas proporcionado pelo motorzão V8 biturbo. Na reta principal do Velo Città, foi possível atingir velocidades próximas dos 200 km/h, com aceleração plena a até 200 metros da tomada da curva. Apesar da exigência de um dia inteiro de testes nas pistas, os freios de cerâmica deram conta de segurar o ímpeto dos bólidos.

Ao final da atividade (apenas três voltas com cada carro), ficaram a vontade de continuar acelerando e a certeza de que a RS6 Avant e o RS7 Sportback honram com louvor o legado iniciado por aqui há 20 anos com a lendária RS2 Avant.

Teste-drive a convite da Audi

Ficha técnica

ModeloAudi RS6 AvantAudi RS7 Sportback
PreçoR$ 590.990R$ 624.990
Motoroito cilindros em V, 4.0 litros, 32 válvulasoito cilindros em V, 4.0 litros, 32 válvulas
Cilindrada (cm³)3.9933.993
Potência560 cv a 5.700 rpm560 cv a 5.700 rpm
Torque (gasolina/etanol)71,38 kgfm entre 1.740 e 5.500 rpm71,38 kgfm entre 1.740 e 5.500 rpm
Freios dianteirosDiscos ventiladosDiscos ventilados
Freios traseirosDiscos ventiladosDiscos ventilados
Suspensão dianteiraIndependente, McPherson, molas helicoidaisIndependente, McPherson, molas helicoidais
Suspensão traseiraIndependente, Multilink, molas helicoidaisIndependente, Multilink, molas helicoidais
RodasLiga leve de 20 polegadasLiga leve de 20 polegadas
Pneus275/35 R20275/35 R20
DireçãoElétricaElétrica
Peso em ordem de marcha (kg)2.0252.005
Comprimento (metros)4,975,01
Largura (m)1,931,91
Altura (m)1,461,41
Distância entre-eixos (m)2,912,91
Tanque (litros)7575
Porta-malas (litros)565535
TransmissãoAutomática de oito marchasAutomática de oito marchas