Finalmente a Volkswagen confirmou que irá produzir o Golf R400, versão nervosa do hatch apresentada como conceito na última edição do Salão de Pequim, na China. A informação foi divulgada pelo chefe da divisão de powertrain da empresa, Heinz-Jakob Neusser em entrevista a revista Car.

Esperado para ser o hatch de produção mais rápido do mundo, o Golf R400 terá mais potência que os rivais Audi RS3 (367 cv) e o Mercedes-Benz A45 AMG (380 cv). A novidade da VW deverá estrear o motor do conceito TT 420 da Audi, capaz de despejar 420 cv. O modelo também será equipado com sistema de tração integral e freios de alto desempenho.

O executivo da Volks revelou que carro de produção deverá ser bastante semelhante ao conceito mostrado no salão chinês. Estima-se que o preço do Golf mais potente da história deverá girar em torno de 50 mil euros (cerca de R$ 161 mil, em uma conversão simples).

Novos GTI: Club Sport e Superesport

Já que o assunto é Golf, a VW irá apresentar duas novas variantes de seu hatch na edição deste ano do WortherseeTreffen, maior encontro de fãs e proprietários da marca alemã, a ser realizado na Áustria entre os dias 13 e 16 de maio. Uma das novidades será o GTI Club Sport (imagem abaixo), modelo flagrado recentemente rodando em testes no circuito de Nurburgring, na Alemanha. Embora a VW não tenha revelado as especificações técnicas da versão, espera-se que sob o capô seja injetado mais potência no conhecido motor 2.0 TSI.

gti-novo

A outra surpresa do evento será o GTI Superesport, equipado com um propulsor VR6 de 503 cv e 67,8 kgfm . Com esse conjunto, o hatch será capaz de acelerar até os 100 km/h em 3,6 segundos e alcançar velocidade máxima de 300 km/h.