Imagina que você está andando na rua e encontra um carro capaz de se transformar como o famoso Bumblebee do filme Transformers. Essa cena não é mais ficção, isso porque a empresa Iris Franceacaba de apresentar a sua nova criação: o Iris viseo.

O veículo elétrico tem a capacidade de elevar a sua cabine a mais de três metros de altura para proporcionar ao motorista uma visão mais ampla do que está acontecendo à frente. E tudo isso acontece ao apertar um botão (confira no vídeo abaixo).

Embora a sua aparência seja esportiva, o modelo não tem pretensão de oferecer um desempenho arrebatador ou tecnologias inovadoras. Seu objetivo é servir principalmente para funcionários de aeroportos, seguranças particulares e forças de segurança pública conseguirem fazer o monitoramento de uma área com melhor visão. O veículo já foi utilizado na vigilância de um evento de rua perto de Paris, na França.

Equipado com um sistema de propulsão elétrica, o modelo alcança a velocidade máxima de 25 km/h e tem autonomia de 85 quilômetros. O tempo de recarga das baterias é de oito horas. Estima-se que um exemplar do Iris Viseo não saia por menos de 45 mil euros (cerca R$ 145 mil).