A Volvo anunciou, nesta quinta-feira (16), que iniciará a pré-venda da nova geração do utilitário esportivo XC90 no mercado nacional durante a etapa brasileira da regata Volvo Ocean Race, a ser realizada no próximo final de semana em Itajaí (SC). De acordo com concessionárias da marca consultadas pelo Carsale, o modelo será vendido no país a partir de agosto nas versões Momentum (R$ 319 mil) e Inscription (R$ 363 mil) – na Europa os valores dessas configurações variam entre 70 mil (cerca de R$ 227.300) e 80 mil (R$ 260 mil) euros.

As duas versões são equipadas com o bloco de quatro cilindros de 2.0 litros turbo movido a gasolina (da nova família de motores Drive-E), que desenvolve 320 cv de potência e 45 kgfm de torque. O propulsor funciona acoplado a uma caixa automática de oito marchas e ao sistema de tração integral. Segundo os dados da fabricante, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em 6.9 segundos e atinge a velocidade máxima de 230 km/h.

Fabricado em Torslanda, na Suécia, o novo XC90 estreia a plataforma modular SPA (Scalable Product Architecture) que servirá de base para os próximos lançamentos da Volvo. Além disso, o utilitário esportivo apresenta a nova identidade visual da marca.

Considerado o carro mais seguro já desenvolvido pela Volvo, o SUV possui sete lugares e sai de fábrica equipado com seis airbags (frontais, laterais e cortina), sistema de frenagem automática com visão noturna, alerta de mudança involuntária de faixa, controles eletrônicos de estabilidade, tração e anti-capotamento, além de itens de conforto e conveniência, como ar-condicionado digital de quatro zonas de resfriamento, porta-luvas refrigerado, direção elétrica, cortinas nas portas traseiras, bancos dianteiros com regulagens elétricas, sistema multimídia com tela sensível ao toque de nove polegadas, Bluetooth, GPS, MP3/USB/AUX e comandos no volante, teto solar panorâmico elétrico, rodas de liga leve de 19 polegadas, entre outros.

Já a versão topo de gama, a Inscription, acrescenta sensor de ponto-cego, alerta de tráfego lateral, Head Up display, bancos dianteiros com ventilação, banco traseiro com aquecimento, rodas de 20 polegadas e sistema de som que simula a acústica da sala de concertos da Orquestra Filarmônica de Gotemburgo (Suécia).

Cada uma das versões possui cinco diferentes combinações de cores do interior. As tonalidades variam do preto ao cinza claro para o couro dos bancos, carpetes e painéis das portas. Para a cor da carroceria são onze opções.