Mercedes-Benz-pickup

Conforme antecipamos ontem, a primeira picape média da Mercedes-Benz compartilhará plataforma com a nova geração da Nissan Frontier – fabricada no México e na Tailândia desde junho do ano passado. A informação foi confirmada nesta terça-feira (7) pela aliança Renault-Nissan por meio de um comunicado oficial. Além disso, de acordo com as marcas, a plataforma servirá de base para uma inédita picape média da Renault.

Os modelos serão produzidos na planta da Renault em Córdoba, na Argentina, atendendo parte de um acordo de cooperação firmado entre a Daimler AG e a Renault-Nissan em 2010. A empresa alemã já havia revelado o primeiro desenho da picape, que chegará ao mercado até 2020. O modelo receberá apenas as modificações especificadas pela Mercedes-Benz, como desenho, motorizações, transmissões, elementos estéticos, interior, entre outros componentes.

O utilitário, que será o precursor do segmento de picapes médias de luxo, terá a configuração de cabine dupla e capacidade de carga de uma tonelada. De acordo com as fabricantes, a estratégia é atender o uso pessoal e as necessidades comerciais. Em 2016, o modelo da marca francesa entrará em produção na fábrica unidade da Nissan em Cuernavaca, no México. As três picapes também serão produzidas em Barcelona, na Espanha. A expectativa das marcas é que a produção alcance 120 mil unidades por ano na planta espanhola e 70 mil na argentina.

“A Mercedes-Benz é a marca premium que mais cresce no mundo atualmente. Entrar em um segmento promissor como o de picapes médias é um passo importante para continuarmos crescendo no mercado global”, disse Dieter Zetsche, CEO da Mercedes-Benz. Segundo o executivo, “a parceria com a Renault-Nissan é essencial para reduzir drasticamente o tempo e os custos de produção”.

Vale lembrar que está previsto para este ano a estreia da Renault no segmento de picapes. A Duster Oroch, baseada no segundo utilitário esportivo compacto mais vendido no Brasil foi revelada no Salão do Automóvel de São Paulo no final do ano passado.