A Honda apresentou de forma surpreendente nesta quarta-feira (1º), durante o Salão de Nova York, o Civic Concept. O protótipo é uma prévia da próxima geração global do modelo, que deve ser apresentada ainda este ano, porém, como parte da linha 2016. Farão parte da família a versão cupê, sedã, hatch, Si e Type R.

O novo Civic apresenta um visual com apelo mais esportivo, o modelo é mais baixo e mais largo e possui um espaço maior no entre-eixos. A grade frontal segue o padrão “Flying H” e chama atenção pela coloração negra, há faróis de LED e as entradas de ar no para-choque são maiores e, por isso, acabam se destacando.

A traseira também foi revista, ganhando saída de escapamento central e formato hexagonal, as lanternas são de LED e as luzes de freio se integram ao aerofólio. Lateralmente fica clara a mudança de estilo. De acordo com executivos da marca, o conceito marca uma estreia global e uma tentativa de desbancar a rival Toyota em mercados como o próprio Estados Unidos.

Sobre a motorização, a Honda informou que o novo bloco 1.5 VTEC turbo de injeção direta estará entre as opções, além de um novo câmbio de seis marchas, revisto para ter relações mais curtas, além de uma nova transmissão CVT. A expectativa é que a versão de produção seja apresentada ainda este ano nos Estados Unidos, no entanto, a marca não revelou os planos para o Brasil.