russia-eua

Em breve será possível ir de Nova York até Moscou de carro, graças a um plano bastante ambicioso apresentado pela Rússia. O projeto se trada da construção da maior estada do mundo, ligando o Reino Unido, Estados Unidos e a própria Rússia em uma única rodovia e teria 19.955 km.

De acordo com o presidente da Russian Railways, Vladimir Yakunin, informou que algumas estradas da Europa seriam utilizadas, bem como 9.980 quilômetros de estadas russas, seguindo de oeste para leste. Uma nova via de 88 km seria construída para ligar o país ao Alaska. O plano também inclui uma rede ferroviária de alta velocidade para ligar a Ásia com a Europa.

“Este é um projeto interestadual, que conectará civilizações”, comentou Yakunin. O jornal Siberian Times informa que, se realizado, o plano pode criar até 15 novas indústrias, novas cidades e um grande número de postos de trabalho. Para Vladimir Fortov, chefe da Academia de Ciências da Rússia, o projeto é muito ambicioso e caro, mas vai resolver diversos problemas de desenvolvimento na região, além de se conectar com programas sociais, novas fontes de energia e diversos outros benefícios.

Atualmente, a estrada mais longa do mundo está localizada na Austrália e possui cerca de 14.485 km de comprimento.