sport

Atualizado na última segunda-feira (23), o ranking de eficiência energética do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) do Inmetro agora possui os dados de consumo e emissões de poluentes do recém-lançado Jeep Renegade. No entanto, a lista conta apenas com as informações da configuração mais básica do jipinho, a Sport equipada com o motor de 1.8 litro flex, que gera até 132 cv de potência com etanol, e câmbio manual de cinco marchas. Consultada pelo Carsale durante o evento de lançamento do modelo, a Jeep disse que, por ora, somente essa variante estará disponível no ranking da entidade.

+ Jeep Renegade chega custando entre R$ 69.900 e R$ 116.900

De acordo com as medições do PBEV, o propulsor do Renegade teve as seguintes marcas de consumo com etanol: 6,7 km/l em percurso urbano e 7,4 km/l em regime rodoviário. Abastecido com gasolina, o motor aumentou as médias para 9,6 km/l na cidade e 10,7 km/l na estrada. Com esse desempenho, o SUV foi classificado com a nota B na Comparação Relativa da Categoria e nota C na Comparação Absoluta Geral. No quesito emissões, o modelo foi avaliado apenas com gasolina: 133 gramas de dióxido de carbono expelidas a cada quilômetro rodado.

IMG_4216

Vale lembrar que o PBEV é aplicado de forma voluntária aos veículos leves movidos a gasolina, etanol ou GNV de fábrica. Os fabricantes que participam do programa testam parte dos modelos que serão vendidos no mercado brasileiro, declarando ao Inmetro os valores de consumo de cada combustível. Os veículos participantes são comparados com notas de A (melhor desempenho) a E (pior desempenho) dentro de suas categorias.