Com lançamento programado para o segundo semestre deste ano, o crossover Tesla Model X já roda em testes finais nos Estados Unidos. Um protótipo da versão de produção foi flagrado pelo usuário do YouTube nbkagzw13 rodando levemente camuflado em uma rodovia na região de Palo Alto, no estado da Califórnia (veja no vídeo acima).

Apresentado na forma de conceito em 2012, o Model X utiliza a mesma plataforma e alguns elementos estéticos do sedã Model S. Com capacidade para levar até sete pessoas, o crossover chama a atenção pelas portas traseiras com abertura vertical, chamadas de “asas de falcão”. Segundo a Tesla, o recurso serve para facilitar o acesso dos passageiros aos bancos de trás.

 

Informações preliminares adiantam que o Model X terá versões equipadas com baterias de 60 e 85 kWh, além da configuração intitulada 85 kWh Performance. De acordo com a fabricante, os dois motores elétricos dessa última serão capazes de gerar até 700 cv de potência. Com toda essa força, o crossover irá de 0 a 100 km/h em 3,2 segundos, com autonomia de pouco mais de 400 quilômetros. Nas demais variantes a potência será na faixa dos 400 cv.

O preço inicial do modelo é estimado em US$ 70 mil (cerca de R$ 218.600).