Operando no Brasil de forma oficial desde 2012, a Lexus, divisão de luxo da Toyota, ainda não conseguiu se impor em um segmento dominado por marcas europeias: vendeu apenas 240 carros no país durante todo o ano de 2014. Para tentar reverter esse quadro, a empresa lança no mercado nacional o crossover NX 200t, que chega apostando na sofisticação e, principalmente, no design arrojado para alavancar suas as vendas de 20 para 100 carros por mês (o modelo deverá representar 80% do total).

Concebido a partir da plataforma da atual geração do Toyota RAV4, o NX 200t foi apresentado ao público brasileiro na última edição do Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro do ano passado. Além das modificações estruturais, o crossover recebeu uma carroceria repleta de vincos e de aparência musculosa. Por dentro, esqueça o acabamento repleto de plástico duro do RAV4. A cabine do NX 200t utiliza materiais de qualidade superior e montagem mais caprichada.

O crossover é oferecido em duas versões: a regular tem preço inicial de R$ 216.300, enquanto a F-Sport parte de R$ 236.900. Como o nome sugere, a última tem apelo mais esportivo por conta do acabamento diferenciado, bancos revestidos em couro vermelho, rodas de liga leve de 18 polegadas, painel com head-up display, suspensão com calibragem mais firme e grade frontal com pintura preta.

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O conjunto mecânico, no entanto, é comum às duas configurações: motor de quatro cilindros de 2.0 litros turbo, que desenvolve 238 cv de potência e 35,7 kgfm de torque, câmbio automático de seis marchas e tração integral. O propulsor é dotado de um sistema de controle de válvulas com gerenciamento eletrônico capaz de alternar os ciclos Otto e Atkinson para favorecer o consumo de combustível.

Bem equipadas, ambas as versões do NX 200t saem de fábrica com chave presencial; direção elétrica; sistema multimídia com tela de sete polegadas sensível ao toque, Bluetooth, leitores de CD e DVD, TV digital, câmera de ré e GPS; bancos dianteiros com regulagem elétrica, aquecimento e ventilação; ar-condicionado digital de duas zonas; teto solar; controle de cruzeiro adaptativo, entre outros. No que diz respeito à segurança, o crossover traz dez airbags (dois frontais, quatro laterais, dois de cortina e dois para os joelhos dos ocupantes dianteiros); controles de estabilidade e tração; freios com ABS e EBD; luzes de frenagem de emergência; assistente de partida em rampa e ganchos Isofix para a ancoragem de cadeirinhas infantis.

Diante de tais características, é impossível não compará-lo com o Range Rover Evoque. O Lexus chega a ser até mais ousado em termos de design. A expressiva grade frontal e o conjunto óptico frontal em LED dão uma aparência exótica ao crossover de 4,63 metros de comprimento.

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Impressões

O teste-drive do NX 200t foi realizado pela Lexus em um autódromo particular em Indaiatuba (SP) e, durante a rápida avaliação (quatro voltas), foi possível comprovar que a vocação do modelo é mesmo levar pequenas famílias com conforto. No circuito, o crossover apresentou bom comportamento em curvas, com pouca rolagem da carroceria graças ao bom acerto da suspensão. O sistema de tração integral e o controle de estabilidade bastante sensível contribuíram para a sensação de segurança mesmo quando o carro era mais “provocado”. O motor de 238 cv garantiu desempenho condizente, com boas acelerações nas saídas de curvas. Nesse breve contato com o NX 200t, a sensação é de que o seu propulsor é ligeiramente mais manso que o do Evoque (2.0 turbo, 240 cv e 35 kgfm). Esperamos fazer uma avaliação mais detalhada em breve, em situações cotidianas, para tirar a prova.

Estiloso e bem construído, o NX 200t cativa pelo bom conjunto. Embora ainda não tenha o mesmo carisma do Evoque, o modelo tem potencial (além do fator novidade) para “popularizar” a Lexus nas ruas brasileiras.

Teste-drive a convite da Lexus.

Ficha técnica

ModeloLexus NX 200t
PreçoR$ 216.300 a R$ 236.900 (F-Sport)
Motor2.0 litro 16V turbo
Cilindrada (cm³)1.998
Potência238 cv a 5.600 rpm
Torque35,7 kgfm entre 1.650 e 4.000 rpm
Freios dianteirosDiscos ventilados
Freios traseirosDiscos sólidos
Suspensão dianteiraMcPherson
Suspensão traseiraIndependente Multilink
RodasLiga leve de 18 polegadas
Pneus235/55 R18
DireçãoElétrica
Peso em ordem de marcha (kg)1.850
Comprimento (metros)4,63
Largura (m)1,84
Altura (m)1,64
Distância entre-eixos (m)2,66
Tanque (litros)60
Porta-malas (litros)480