Carros voadores como os vistos em desenhos animados e filmes podem passar da ficção à realidade em cerca de dois anos. Isso porque já existem protótipos com essa característica sendo testados para, enfim, começarem a ser utilizados no dia a dia.

Pode parecer futurista demais, porém esta é a aposta da empresa Aeromobil, que trabalha no aperfeiçoamento de um veículo do tipo roadster – atualmente o protótipo é chamado de AeroMobil 3.0 -, capaz de levar duas pessoas e apto a rodar em solo e também voar. A galeria acima mostra detalhes do modelo e o vídeo abaixo o seu funcionamento.

+ Siga o Carsale no Instagram

De acordo com a empresa, o carro voador terá uma autonomia de voo de cerca de 700 quilômetros utilizando gasolina comum. Outras informações dão conta de que o modelo será equipado com piloto automático, pára-quedas, além de outros sistemas de segurança.

Segundo o CEO e fundador da Aeromobil, com Juraj Vaculik, em 2017 a empresa estará pronta para lançar o carro voador no mercado, de acordo com o site da CBC. Quando questionado sobre o preço do modelo, o executivo apenas informa que custará centenas de milhares de dólares.

A empresa já informou que o primeiro carro voador será destinado a endinheirados consumidores de supercarros e entusiastas de aeronaves. Em seguida, a companhia planeja colocar no mercado um segundo produto focado nas massas, com preço mais acessível.

Ainda sobre os seus carros voadores, Vaculik informa que o ideal seria utilizá-los em viagens de até 640 km. Outro ponto a ser considerado é que a sua invenção poderá ajudar as pessoas a chegarem a lugares onde não há estradas, diminuindo a necessidade de construir novas vias terrestres e, consequentemente, reduzindo o problema do congestionamento de carros.

A empresa já demonstrou que o AeroMobil 3.0 pode rodar normalmente em um congestionamento terrestre, assim como é capaz de decolar e pousar em pistas de grama de 200 metros de comprimento. Isso quer dizer que ele dispensa o uso de aeroportos.

Segundo a Aeromobil, o veículo atinge a velocidade máxima de 160 km/h em modo automóvel e pode ultrapassar os 200 km/h quando está configurado como avião. Capaz de voar a altitudes próximas dos 3 mil metros, o modelo precisa correr até os 130 km/h para decolar.

No entanto, a legislação para esse tipo de veículo ainda é um empecilho, já que não existe uma regulamentação para carros voadores. Segundo o proprietário da fabricante, a boa notícia é que eles contam com o apoio da União Europeia para viabilizar os trâmites necessários para a homologação do veículo.

Vale ressaltar que o AeroMobil 3.0 foi desenvolvido para ser classificado na categoria de carros e aviões. Mas não é difícil que uma nova categoria seja criada exclusivamente para esse tipo de veículo. De qualquer forma, os motoristas vão precisar ter uma habilitação de piloto para poder conduzir o carro voador.