A Honda entra no agitado segmento de utilitários esportivos com o HR-V, fabricado em Sumaré (SP), que começa a ser vendido em 20 de março a partir de R$ 69.900. Rival do Ford EcoSport, o SUV da Honda também disputará espaço com Chevrolet Tracker e Renault Duster, sendo que este último passará por uma atualização no visual. E quem promete deixar a briga ainda mais acirrada é o Jeep Renegade, o próximo a estrear, além do Peugeot 2008, que será lançado na sequência.

Para se destacar diante da concorrência, a Honda ressalta que o HR-V possui um diferencial: consegue unir características de veículos distintos. Segundo a fabricante, o seu novo modelo oferece espaço interno de um SUV, com capacidade para até cinco ocupantes e porta-malas de 437 litros; funcionalidades de uma minivan, como o rebatimento dos bancos traseiros que permite uma série de combinações; e a esportividade visual de um cupê. Devido a essa mistura de elementos, ele se enquadra na classificação crossover.

Visualmente o HR-V tem um jeitão de irmão menor do CR-V, mas tecnicamente ele está mais próximo de outros modelos da marca. Isso porque a ele divide a plataforma com os novos novos Fit e City, enquanto o motor é o mesmo que equipa o Civic — o 1.8 litro de 16 válvulas flex de 139/140 cavalos de potência e 17,4/17,3 kgfm de torque, com etanol/gasolina (ao contrário do que é comum acontecer, no caso do HR-V a maior potência é obtida com gasolina).

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A gama de versões é ampla e oferece quatro opções de configuração, sendo uma manual de seis velocidades (LX) e três automáticas do tipo CVT, com simulação de sete marchas no modo manual (LX EX e EXL). Confira abaixo o preço e os principais itens de série de cada uma das versões.

+ Honda HR-V LX (manual) – R$ 69.900

Versão de entrada, possui aerofólio traseiro, calotas, lanternas traseiras em LED, retrovisores elétricos na cor do veículo; acabamento em couro no console central, descansa-braço dianteiro e apoio de braço das portas; sistema de áudio AM/FM com CD player CD/MP3/WMA com 4 alto-falantes, Bluetooth para ligações e reprodução de músicas com ajuste no volante, entrada AUX e USB para pen drive e iPhone; ar-condicionado; freio de estacionamento por botão; banco do motorista com regulagem de altura e bancos traseiros reclináveis e bipartidos; ajuste de altura e profundidade na coluna de direção; descansa-braço dianteiro com compartimento; painel com computador de bordo multifunções; porta-malas com iluminação interna; revestimento dos bancos em tecido; vidros elétricos com função um toque para abertura/fechamento automático e sistema antiesmagamento; airbags frontais; cintos de segurança dianteiros de 3 pontos c/ pré-tensionador; freios a disco nas quatro rodas, com sistemas ABS e EBD; assistente de partidas em aclive; assistente de tração e estabilidade; sistema de fixação de cadeirinha de bebê; trava elétrica de segurança central dos vidros dos passageiros, trava elétrica de segurança nas portas traseiras e travamento automático acima de 15 km/h; tomada 12 V; rodas de 17 polegadas de aço com calotas.

+ Honda HR-V LX CVT (automático)– R$ 75.400

Troca o câmbio manual de seis marchas pelo automático do tipo continuamente variável.

+ Honda HR-V EX CVT (automático) – R$ 80.400

Acrescenta ao pacote da LX CVT: rodas de liga-leve de 17 polegadas; rack de teto; volante com acabamento em couro; visor de LCD de 5″ conjugado ao sistema de áudio; piloto automático; porta-revistas atrás do banco do passageiro; ajustes do sistema de som no volante; tomada de 12 V extra.

+ Honda HR-V EXL CVT (automático) – R$ 88.700

Acrescenta ao pacote da versão EX CVT: rebatimento elétrico dos retrovisores e função Tilt Down no lado do passageiro; alavanca do câmbio com acabamento em couro; display multimídia com tela de 7″ sensível ao toque com navegador GPS; entrada HDMI e duas conexões USB; bancos revestidos em couro; e airbags laterais para motorista e passageiro.

Cores disponíveis:

Branco sólido; prata, dois tons de cinza, marrom e vermelho metálicos; e preto perolizado.

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Primeiras impressões

O visual é um dos pontos positivos do HR-V. Seu estilo não é tão chamativo como o EcoSport, nem tão simples como o Duster. Nesse quesito a fabricante japonesa conseguiu o equilíbrio entre um desenho moderno e esportivo, mantendo sua conhecida identidade visual, chamada de Solid Wing Face. Visto por fora, o crossover se destaca pelos vincos esportivos da carroceria e o detalhe das maçanetas traseiras escondidas, que têm como objetivo passar a sensação de um modelo duas portas.

Por dentro seus acabamentos seguem o padrão Honda, ou seja, materiais de qualidade e montagem das peças sem falhas. Há revestimentos em couro ecológico, costuras feitas a mão e até o painel usa material agradável ao toque. Chama a atenção na cabine o console central flutuante que possui uma área vazada e abriga as entradas USB, HDMI, AUX e 12V, dependendo da versão. Embora a solução pareça atraente em um primeiro momento, ligar as conexões nesse local pode exigir um certo contorcionismo.

No quadro de instrumentos similar ao do Fit, um mimo para quem estiver ao volante: o aro que circunda o velocímetro pode ser personalizado em sete cores (amarelo, laranja, vermelho, rosa, roxo, azul e branco). O restante do quadro segue com a iluminação branca.

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O espaço interno do HR-V impressiona, já que oferece 437 litros no porta-malas e sistema de rebatimento doa bancos modular igual ao do Fit (do tipo ULT), que oferece uma série de combinações para aumentar a área para cargas. Ninguém passa aperto, na frente ou atrás. Nos assentos traseiros, por exemplo, é possível que dois adultos e uma criança se acomodem confortavelmente, e isso inclui espaço suficiente para ombros, cabeça e pernas.

As dimensões do HR-V são: 4,29 metros de comprimento, 2,61 m de entre-eixos, 1,58 m de altura e 1,77 m de largura. Portanto, é mais comprido, conta com o entre-eixos maior e ainda é mais largo que o EcoSport (4,24 m / 2,52 m / 1,69 m / 1,76 m).

Ao volante, o crossover agrada pela posição de guiar menos elevada do que a encontrada normalmente nos utilitários e mais próxima dos sedãs. Quanto ao motor 1.8 do Civic, dá para afirmar que é adequado para o HR-V. Seus 140 cv de potência máxima e 17,3 kgfm de torque a 4.800 rpm cumprem com eficiência a tarefa de empurrar o modelo de 1.270 kg (5 kg mais leve na versão manual). Por falar em câmbio, a versão EXL CVT, testada pelo Carsale, mostrou que o funcionamento da caixa automática é suave. Se o condutor optar por uma condução tranquila, com pressão moderada no acelerador e velocidade constante, o ruído do conjunto motor e câmbio passa despercebido. Já quem procura por algo mais divertido encontra na versão mencionada borboletas atrás do volante para trocas de marchas, que favorece uma tocada mais esportiva e ágil.

Em termos de equipamentos, o crossover ganha ponto por oferecer de série, em todas as versões, freio de estacionamento elétrico, mas pode decepcionar os interessados em adquirir a configuração de entrada pela economia no jogo de rodas, de aço de 17 polegadas e com calotas de plástico. Outra falha é oferecer sensor de estacionamento apenas como acessório.

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De acordo com a marca japonesa, o mix de vendas do HR-V deve ficar dividido da seguinte forma: 1% com a versão LX manual, 11% com a LX CVT, 42% com a EX CVT e 46% com EXL CVT.

A Honda espera vender até o final do ano cerca de 50 mil unidades do HR-V. Importante frisar quem em 2014 o líder EcoSport emplacou 54.263 unidades, quando o segmento ainda não tinha nenhum novo player de peso. A briga agora deve favorecer o HR-V, que, por enquanto, é a melhor opção da categoria.

Por enquanto — pois os próximos lançamentos prometem esquentar ainda mais essa briga.

Viagem a convite da Honda do Brasil

Honda HR-V

ModeloHonda HR-V
PreçoDe R$ 69.900 a R$ 88.700
Motor1.8l 16V SOHC i-VTEC FlexOne
Cilindrada (cm³)1.799
Potência (etanol/gasolina)139/140 cv
Torque (e/g)17,4/17,3 kgfm
Freios dianteirosDiscos
Freios traseirosDiscos
Suspensão dianteiraMcPherson
Suspensão traseiraBarra de torção
RodasAço (LX) e liga-leve, de 17"
Pneus215/55 R17
DireçãoElétrica
Peso em ordem de marcha (kg)1.270 (EX)
Comprimento (metros)4,29
Largura (m)1,77
Altura (m)1,58
Distância entre-eixos (m)2,61
Porta-malas (litros)437
Tanque (litros)51