Lavar o carro da maneira tradicional, prática que gasta em média 300 litros de água, tornou-se praticamente impossível em algumas regiões do país devido à crise no abastecimento, além de ser uma ação insensata do ponto de vista ecológico.

Em tempos de falta de água e aumento da conscientização sobre a redução do seu consumo, algumas empresas abusaram da criatividade para desenvolver técnicas mais amigáveis com o meio ambiente e que prometem deixar o veículo limpo utilizando uma quantidade mínima desse recurso natural.

Para se ter uma ideia, a redução de água durante umalavagem ecológica, que utiliza ar pressurizado e produtos biodegradáveis em sua execução, pode chegar a 99,8% se comparada a uma lavagem convencional, pois consome apenas 500 ml de água para um carro compacto, por exemplo. O tempo de execução desse tipo de lavagem é de cerca de 45 minutos e o preço parte de R$ 45.

lavagem-ecologica

Já a técnica de lavagem a vapor, que não utiliza produtos químicos, consegue deixar um carro impecável com apenas 5 litros de água. Neste caso, o vapor pressurizado na temperatura entre 90 e 110 graus Celsius é capaz de remover toda a sujeira em cerca de 20 minutos. O serviço custa a partir de R$ 39.

Quer saber mais? Confira no vídeo (disponível nos players UOL Mais e YouTube) a reportagem completa sobre as novas técnicas de lavagem ecológica de veículos.