Previsto para ser lançado no Brasil em março, o Jeep Renegade já foi flagrado algumas vezes sem disfarce algum. O modelo já foi surpreendido sobre plataformas e até mesmo durante um teste-drive para concessionários, conforme o Carsale mostrou em primeira mão. Embora a estreia do jipinho esteja próxima, algumas unidades ainda rodam em testes pelo País.

As fotos acima foram enviadas pelo leitor Rafael Giovanni Ramos, que se deparou com algumas unidades do Renegade e do Fiat 500L na BR-381, na região da cidade mineira de Pouso Alegre. Os carros estavam camuflados e com placas verdes, denunciando se tratar de veículos de teste.

Por serem projetos da Fiat Chrysler Automobiles (FCA), Renegade e 500L compartilham desde a plataforma até motores e componentes mecânicos. Em outubro de 2014, o Carsale divulgou outro flagra da dupla e, após consultar a FCA, descobriu que o 500L que roda pelo Brasil nada mais é que uma mula do Renegade. Ou seja, é um protótipo que usa a aparência do Fiat pelo fato de ambos os modelos serem montados sobre a mesma arquitetura. No entanto, ainda não há planos de a empresa comercializar o modelo da Fiat no Brasil por razões mercadológicas, pois a prioridade da FCA é consolidar o Renegade por aqui – o 500L poderia tomar parte de suas vendas.

 

O Renegade brasileiro começou a ser produzido em Goiana (PE) e chegará ao mercado nas versões Sport, Longitude e Trailhawk. Estima-se que os preços ficarão entre R$ 65 mil e R$ 120 mil, dependendo da configuração. As versões de entrada serão equipadas com o motor de 1.8 litro e.Torq flex da Fiat, porém, otimizado para gerar potência na casa dos 140 cv. Esse propulsor será associado a um câmbio manual de cinco marchas ou automático de seis velocidades.

Todas as configurações poderão ser equipadas com a motorização de 2.0 litros turbodiesel de 170 cv, que trabalha acoplada a uma caixa automática de nove marchas. Esse motor será padrão da versão Trailhawk. O Renegade será o primeiro SUV compacto fabricado no Brasil a ser equipado com teto solar removível e o pioneiro entre os nacionais a contar com assistente automático de estacionamento.