Depois de o Carsale descobrir no Salão de Detroit alguns detalhes do Jeep Renegade feito para os Estados Unidos, a reportagem encontrou com o jipinho novamente, porém, desta vez, o modelo foi surpreendido enquanto rodava pelas ruas de Los Angeles, na Califórnia, antes do lançamento oficial. O flagra foi feito na última quinta-feira (22), um dia antes de a fabricante divulgar os preços do Renegade para o mercado norte-americano.

Acredita-se que o veículo fotografado esteja sendo testado antecipadamente por alguém da imprensa especializada local ou então seja de propriedade de alguma concessionária. Fato é que o modelo estava emplacado e rodando sem nenhuma restrição ou disfarce.

O lançamento oficial do Renegade nos Estados Unidos acontecerá na próxima semana. No Brasil, o jipinho estreia na sequência, no mês de março.

Maior aposta global da Fiat Chrysler Automobiles (FCA) para 2015, o Renegade chega aos Estados Unidos importado da Itália, nas versões Sport, Latitude, Limited e Trailhawk, com preço inicial de US$ 17.995 (cerca de R$ 46.582), na configuração Sport, sem incluir a taxa de frete que é de US$ 995 (R$2.575).

Na versão de entrada, ele é equipado com o motor de 1.4 litro turbo a gasolina que entrega 162 cv de potência a 5.500 rpm e 25,4 kgfm de torque entre 2.500 e 4 mil giros, e utiliza uma caixa manual de seis marchas. De série traz vidros elétricos nas quatro portas, rodas de aço de 16 polegadas, painel de instrumentos personalizável, assistente de partida em rampas, entre outros.

A Latitude (no Brasil chamada de Longitude), parte de US$ 21.295 (R$ 55.125) e acrescenta à lista anterior os seguintes equipamentos: rodas de liga leve de 16 polegadas, central multimídia Uconnect com câmera de ré, volante revestido em couro e faróis de neblina.

No caso da Limited, que não será oferecida no mercado nacional, o preço sugerido é de US$ 24.795 (R$ 64.185). O motor é o bloco de 2.4 litros Tigershark a gasolina, que gera 182 cv a 6.400 rpm e 20,7 kgfm a 3.900 rpm. O bloco está ligado ao câmbio automático de nove marchas. Além do acabamento mais refinado, o Renegade Limited conta ainda com rodas de liga leve de 18 polegadas, bancos revestidos em couro com aquecimento, tela de sete polegadas configurável no painel de instrumentos e ar-condicionado de duas zonas de resfriamento.

A versão topo de gama Trailhawk é oferecida a partir de US$ 25.995 (R$ 67.291) e sai de fábrica com o conjunto mecânico da Limited. A diferença fica por conta da tração 4×4 com o recurso que altera os parâmetros do sistema de acordo com o piso, suspensão elevada, ganchos para reboque e acabamento exclusivo – o sistema de tração 4×4 custa US$ 2 mil (R$ 5.165) para as demais versões.

Renegade no Brasil

O Renegade vendido no Brasil será fabricado em Goiana (PE) e chegará ao mercado nas versões Sport, Longitude e Trailhawk. Estima-se que os preços ficarão entre R$ 65 mil e R$ 120 mil, dependendo da configuração. As versões de entrada serão equipadas com o motor de 1.8 litro e.Torq flex da Fiat, porém, otimizado para desenvolver potência na casa dos 140 cv. Este bloco está ligado a um câmbio manual de cinco marchas ou automático de seis velocidades.

Todas as configurações do Renegade nacional poderão ser equipadas com a motorização MultiJet II de 2.0 litros turbodiesel e câmbio automático de nove marchas. Esse propulsor gera 170 cv de potência e 35,7 kgfm de torque máximo e será padrão na versão Trailhawk. Além disso, o Renegade será o primeiro utilitário compacto fabricado no Brasil a ser equipado com teto solar removível e o pioneiro entre os nacionais a contar com assistente automático de estacionamento.