01-Bike-Sense-cyclist-red-alert

A Jaguar Land Rover divulgou um vídeo que mostra uma série de tecnologias que utiliza recursos de cores, sons e vibrações para alertar o motorista de potenciais acidentes envolvendo bicicletas e motocicletas. Ao detectarem a presença de um ciclista, sensores instalados pela carroceria do veículo informam o condutor por meio de sinais luminosos e sonoros.

Para evitar que o motorista confunda o Sensor de Bicicleta com outro alerta do carro, o sistema de áudio emite um som igual ao da buzina utilizada pela maioria dos ciclistas. O sinal sonoro é reproduzido no alto-falante mais próximo do ciclista, de modo que o condutor do veículo saberá instintivamente de onde a bicicleta está vindo.

A tecnologia, que também funcionará também para motocicletas, alertará o motorista sempre que um ciclista tentar ultrapassar o veículo com um leve inflamento do encosto superior do banco, simulando um tapinha no ombro do condutor. O objetivo do sistema é fazer o motorista olhar rapidamente para a direção do ciclista para identificar o alerta. Quando uma bicicleta se aproxima do carro, luzes de LED na cor âmbar se acendem na janela, computador de bordo e para-brisas. A iluminação fica vermelha assim que o ciclista passa ao lado do veículo. O movimento das luzes acompanha os do ciclista.

Caso um grupo de ciclistas, motociclistas ou pedestres se aproximem do carro em uma via muito movimentada, o sistema interpreta mais de um caso e informa apenas o primeiro para que o motorista não se distraia com as luzes e o alerta sonoro por muito tempo.

O Sensor de Bicicleta identifica também alguns perigos mais difíceis de serem vistos pelo motorista. Se um pedestre ou ciclista atravessa a rua, mas estão atrás de outro carro, os sensores irão detectá-lo e informar o condutor a localização mais próxima do objeto em relação ao veículo.

Se o condutor ignorar os avisos e pisar no acelerador, sensores farão o pedal vibrar, além de deixá-lo mais rígido, forcando o motorista a reduzir a velocidade e evitar um acidente. O sistema previne ainda a abertura das portas ao lado de ciclovias ou ciclofaixas quando o carro está estacionado, alertando os ocupantes da possível aproximação de um ciclista. Se o motorista ou um dos passageiros tentar abrir a porta, a maçaneta interna acende e vibra para alertar a presença da bicicleta ou moto.

Veja no vídeo abaixo como o Sensor de Bicicleta funciona: