Vencedora das duas últimas edições do Campeonato Mundial de Rali, nas categorias Construtores e Pilotos, a Volkswagen apresentou nesta quinta-feira (15) o novo Polo R WRC, modelo que será utilizado pela marca na temporada 2015 da competição.

As principais modificações estão na pintura, que ganhou novos grafismos nos logotipos dos patrocinadores, e no conjunto óptico. Os faróis são semelhantes aos do carro de produção. O hatch passa a contar também com um novo aerofólio, assim como melhorias mecânicas.

“O carro não aparenta ser apenas mais dinâmico e esportivo que o anterior, mas nossos engenheiros também trabalharam meticulosamente em inovações técnicas sob o capô e melhoraram diversos aspectos que foram tão bem-sucedidos nos últimos dois anos”, destacou Henz-Jakob Neusser, membro do quadro de Desenvolvimento Técnico da Volkswagen.

De acordo com a marca alemã, o Polo R WRC recebeu uma nova transmissão com acionamento hidráulico e borboletas para trocas de marchas atrás do volante. Além disso, 75% dos componentes do modelo anterior foram otimizados no que diz respeito à redução de peso, simplicidade e resistência. O foco da equipe de engenheiros era criar um carro mais eficiente, robusto e, obviamente, mais rápido e dinâmico.

“Estou bastante otimista que o novo carro terá tanto êxito quanto o anterior”, disse o piloto Sebastian Ogier. “Realizamos vários testes e nos dedicamos muito no desenvolvimento da nova transmissão, o que representa um progresso. O Polo R WRC está melhor que antes”, concluiu.

A Volkswagen não revelou números de potência e desempenho do carro, mas é possível imaginar que a mecânica do modelo deve superar os 315 cv e 43,3 kgfm de torque do motor de 1.6 litro turbo com injeção direta de combustível do Polo utilizado no ano passado. O modelo conta ainda com sistema de tração integral.