A Volkswagen anunciou que está muito próxima de iniciar a produção do Golf R400, apresentado como conceito durante o Salão de Pequim, na China, no ano passado. Desde então, os rumores sobre a produção em série do modelo só aumentaram.

Agora, o chefe do departamento técnico da Volkswagen, Heinz-Jakob Neusser, confirmou que o hatch esportivo está passando por um trabalho conceitual, mas que os executivos da marca estão próximos de uma decisão sobre a sua fabricação. Além disso, o executivo afirmou que há boa perspectiva quanto à produção do Golf R400 e que o carro deverá ser bastante semelhante ao conceito mostrado no salão chinês.

Em outras palavras, a espera para ver um Golf ainda mais nervoso que as versões GTI e R pode estar próxima do fim. O Golf R400 teria peso próximo dos 1.420 kg, e levara sob o capô o já conhecido motor de quatro cilindros 2.0 litros turbo (o mesmo das configurações citadas anteriormente), porém, preparado para gerar 400 cv de potência e cerca de 45,89 kgfm de torque. Desenvolvido pela divisão R da Volkswagen, o Golf R400 conta com sistema de tração integral e transmissão dupla embreagem de seis velocidades. Com isso, o modelo seria capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos e atingir uma velocidade final de 280 km/h, limitada eletronicamente.