maisvendidos

O ano de 2014 foi um tanto controverso para a Volkswagen. A marca foi a primeira companhia europeia a alcançar a liderança no ranking global de vendas de veículos após a Segunda Guerra Mundial, porém, viu o Gol perder para o Fiat Palio o posto de carro mais vendido do Brasil após 27 anos.

Além disso, se forem analisados os números relacionados ao mercado brasileiro em 2014, divulgados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) no começo desta semana, a Volkswagen não liderou em nenhum segmento. O resultado fica ainda pior se comparado com as principais rivais da marca alemã, pois a Fiat liderou seis categorias e a General Motors venceu em cinco.

Entre os Veículos de Entrada, o Palio tomou a liderança ao emplacar 183.742 unidades, apenas 386 a mais que o Gol, o segundo colocado com 183.356. O pódio foi completado por outro modelo da marca italiana: o Uno alcançou 122.241 vendas.

Na categoria de Hatches Pequenos, o líder foi o Chevrolet Onix com 150.829 carros comercializados. O segundo lugar ficou com o Hyundai HB20, com 119.776 emplacamentos, seguido pelo Ford New Fiesta (108.382 unidades). Entre os Hatches Médios, segundo a classificação da Fenabrave, há mais uma vitória da Fiat por conta das 24.467 unidades vendidas do Punto. O segundo lugar ficou com Ford Focus com 21.859 vendas, com o Chevrolet Cruze (17.049 unidades) na terceira posição.

O terceiro segmento dominado pela Fiat foi o de Sedãs Pequenos. A marca comercializou 106.968 unidades do Siena (o número também contabiliza o Grand Siena). A segunda colocação foi conquistada pelo Chevrolet Prisma, com 88.373 carros vendidos. A Volkswagen alcançou o pódio nessa categoria ao emplacar 75.137 unidades do Voyage.

 

Entre os Sedãs Compactos, a Chevrolet voltou a liderar com o Cobalt. Foram 47.055 emplacamentos do modelo contra 24.730 do Honda City, o segundo colocado. Em terceiro ficou o Ford New Fiesta Sedan graças às 13.411 unidades vendidas. Já entre os Sedãs Médios não houve surpresas: o Toyota Corolla seguiu na liderança com 63.290 vendas. Logo atrás ficou o Honda Civic, que segue na caçada ao rival nipônico com 52.255 unidades vendidas. A terceira posição ficou com o Chevrolet Cruze, com 24.506 carros comercializados.

No segmento de Sedãs Grandes, o campeão foi o BMW 320i com 5.590 emplacamentos, seguido pelo Mercedes-Benz C180 (3.155 unidades vendidas) e Hyundai Azera que vendeu (1.801 carros comercializados).

Entre as Peruas Médias, a líder foi a Fiat Palio Weekend e suas 10.850 vendas. Em segundo lugar, a Volkswagen SpaceFox com 8.337 emplacamentos. A terceira posição ficou com outro modelo da Fiat, a Weekend: 7.478 carros vendidos.

No ranking da Fenabrave, o nome Palio Weekend refere-se à Adventure, a versão aventureira da perua, que foi rebatizada no ano passado. Já a Fiat Weekend engloba as demais configurações do modelo.

Já asPeruas Grandesmovimentam muito pouco o mercado, pois perderam bastante espaço no gosto do consumidor com a oferta cada vez maior de SUVs. O segmento foi dominado pela Volvo V60, que vendeu somente 113 unidades em 2014. No entanto, o número foi bastante superior ao do modelo que ficou com a segunda colocação na categoria: a Audi A4 Avant, com 23 vendas. O último lugar do pódio também ficou com a marca alemã, mas desta vez com a perua superesportiva RS4, que foi parar na garagem de apenas oito clientes.

Na categoria deMonovolumes a liderança foi do Honda Fit, que liderou com folga: 53.685 unidades contra 16.775 do segundo colocado Fiat Idea. A marca italiana também completou o pódio com o Doblò, cujo volume de vendas em 2014 chegou a 12.801 unidades.

Entre as Minivans, a Chevrolet Spin abocanhou quase todo o mercado no ano passado. O modelo vendeu 36.795 unidades. Bem distante, a JAC J6 ocupou a segunda colocação com 870 unidades, apenas dois carros à frente do Citroën C4 Picasso (868 veículos).

A GM também liderou entre osEsportivos. O Camaro continuou vendendo acima da estimativa da marca e foi emplacado 703 vezes contra 421 do Mercedes-Benz SLK. Em terceiro lugar outro alemão: o BMW X6 e suas 411 vendas.

Entrando no mercado dos Comerciais Leves, há mais cinco categorias. Na primeira delas, a de Picapes Pequenas, a Fiat Strada dominou tranquilamente ao vender 153.109 unidades. Logo atrás veio a Volkswagen Saveiro com 83.021 emplacamentos. Longe de incomodar as rivais, a Chevrolet Montana e suas 35.731 unidades comercializadas.

Entre as Picapes Grandes, a GM alcançou a sua quinta liderança. Isso graças à S10, que vendeu 50.812 unidades durante o ano de 2014. O segundo lugar ficou com a Toyota Hilux (43.305 vendas), seguida pela Ford Ranger (24.134 emplacamentos).

No mundo dos Furgões, a briga foi apertada. O Renault Master assegurou a liderança com 12.230 unidades vendidas, contra 12.199 do Fiat Ducato. Completando os lugares de honra, o Hyundai HR vendeu 8.699 unidades (embora seja um caminhão pequeno, o modelo foi incluído no segmento pela Fenabrave).

A Fiat garantiu a liderança diante GM por conta das vendas do Fiorino, que mais uma vez foi líder absoluto entre os Furgões Pequenos. Foram 23.818 unidades vendidas contra 4.919 do Renault Kangoo. A marca italiana ficou com o terceiro lugar, graças ao Doblò Cargo e suas 3.530 vendas

Com os SUVs também não houve surpresas, o Ford EcoSport, mesmo perdendo por três meses seguidos, manteve a liderança com 54.263 carros vendidos. O Renault Duster, único que ameaçou o reinado do Ford, vendeu 48.866 unidades. Em terceiro lugar, sem assustar os concorrentes, o Hyundai Tucson foi comercializado 18.176 vezes.