Volkswagen-Golf-2014-Highline-Brasil-TSI-turbo-VII-05

O Grupo Volkswagen ultrapassou a Toyota e assumiu a ponta do ranking de vendas globais em 2014, é o que indica a consultoria focus2move. Segundo o levantamento baseado em dados preliminares do último ano, a marca alemã vendeu 9,9 milhões de veículos contra 9,8 milhões da fabricante japonesa. Com isso, a Volkswagen se torna a primeira marca europeia a liderar o mercado automotivo mundial desde a Segunda Guerra Mundial. O terceiro lugar do ranking ficou com a General Motors.

Após décadas de revezamento entre Ford e GM, o cenário foi alterado com a crise econômica dos Estados Unidos, a partir de 2008, e a Toyota assumiu a liderança em 2009, lugar que ocupou nos quatro anos seguintes, até ser desbancada em 2014.

De acordo com a focus2move, as vendas globais da nova líder foram impulsionadas por duas de suas marcas: Audi e Skoda, que cresceram 9,3% e 10,2%, respectivamente. A marca Volkswagen avançou apenas 2,4% em 2014. No geral, com as 9,9 milhões de unidades comercializadas, o conglomerado empresarial incrementou o volume de vendas em 4,7% em relação a 2013.

No Brasil, os números oficiais da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) ainda não foram divulgados, mas, de acordo com informações do jornalista Joel Leite, a Volkswagen fechou o ano na terceira colocação, atrás da GM e da líder Fiat. O desempenho, considerado ruim, tem relação com queda nas vendas do Gol, que deixou o posto de modelo mais vendido do Brasil após 27 anos, sendo destronado pelo Fiat Palio.

Confira o ranking com as 10 montadoras que mais venderam em 2014:

1) Volkswagen: 9,9 milhões de veículos
2) Toyota: 9,8 milhões de veículos
3) GM: 8 milhões de veículos
4) Renault-Nissan: 7,9 milhões de veículos
5) Hyundai-Kia: 7,5 milhões de veículos
6) Ford: 5,9 milhões de veículos
7) FCA (Fiat Chrysler Automóveis): 4,5 milhões de veículos
8) Honda: 4,4 milhões de veículos
9) PSA: 3,1 milhões de veículos
10) Suzuki: 2,9 milhões de veículos