Cute woman checking level of oil on a car engine dipstick

Antes de pegar a estrada é fundamental conferir se está tudo certo com o seu carro a fim de evitar imprevistos durante o caminho e garantir a segurança de todos que vão a bordo. Mesmo quem não é um fã de motores e um típico entendedor de tecnologias automotivas é capaz de executar esta verificação simples, mas efetiva, na garagem de casa. Vale destacar que este check-list não anula a necessidade das visitas periódicas ao mecânico.

Confira o passo a passo da revisão rápida.

  • De olho nos pneus

calibrar-pneus

Os pneus do seu carro merecem muita atenção, principalmente no que diz respeito à calibragem correta. A pressão ideal a ser colocada nos pneus está indicada no manual do veículo. Há diferentes recomendações para quando o carro estiver com ou sem carga. Calibrá-los leva apenas alguns minutos e evita diversos prejuízos, diminui o consumo de combustível e ainda aumenta a vida útil do quarteto. Não esqueça de incluir o estepe na calibragem.

Outro ponto para ficar atento é com a uniformidade do desgaste dos pneus. A verificação é puramente visual. Caso haja algum tipo de irregularidade, isso pode ser sinal de que o veículo precisa de alinhamento no sistema de direção ou até mesmo a troca dos pneus.

  • Por baixo do capô

capo-ok

Basta erguer o capô para fazer a verificação de vários itens de uma vez. É importante frisar que essa inspeção deve ser realizada com o motor frio, para evitar alterações de níveis dos líquidos. Além disso, o motor frio impede que a pessoa se livre de uma queimadura por encostar acidentalmente em uma peça muito quente.

Inicie conferindo o nível de líquido de arrefecimento no radiador (o reservatório tem indicação de mínino e máximo). O recomendado é que a solução fique na marca máxima para evitar o superaquecimento do motor. Vale ressaltar que o líquido de arrefecimento é composto por etilenoglicol e água. Em seguida verifique a água utilizada no reservatório do pára-brisa. Se estiver faltando, basta completar.

Outra ação simples é checar o nível do óleo, puxando a alça laranja do medidor de nível. Há a indicação da medida certa na própria vareta. Caso esteja fora do nível, leve a uma oficina ou a um local de sua confiança.

  • Show de luzes

luzes-carro-okok

É hora de conferir se todas as luzes estão funcionando. Fala o teste com os faróis dianteiros e veja se estão regulados adequadamente. Lanterna traseira, luzes de freios, setas e pisca-alerta também devem ser colocadas à prova, assim como o painel de instrumentos.

  • Aperte os cintos

safety belt

Os cintos de segurança dianteiros e traseiros também devem ser inspecionados, já que são componentes individuais e fundamentais a todos os passageiros Inspecione as tiras dos cinto e verifique se não há rupturas, fios soltos ou qualquer característica que possa prejudicar a sua eficiência.

  • Mais segurança

ferramentas-ok

Por fim confira se o macaco, triângulo e chave de roda estão a bordo. Faça o este para saber se cada um dos itens estão funcionando corretamente. Não esqueça de verificar a validade do extintor de incêndio.