A Hyundai apresentou na capital sul-coreana, Seul, a versão híbrida da nova geração do Sonata. De acordo com a marca, o sedã traz um novo design compatível com a proposta do modelo, além de um conjunto mecânico capaz de entregar números de consumo de combustível entre os melhores da categoria – média de 18,2 km/l.

O Sonata Hybrid é equipado com um bloco de quatro cilindros de 2.0 litros GDI, movido a gasolina, que desenvolve 156 cv e 19,2 kgfm – 4% de potência e 5,5% de torque a mais que o modelo anterior. O propulsor trabalha associado a um motor elétrico de 52 cv e 20,9 kgfm, alimentado por uma bateria de íons de lítio instalada no piso do porta-malas (o compartimento tem 380 litros de capacidade).

A força do motor a combustão é enviada às rodas dianteiras por meio da transmissão automática de seis velocidades que recebeu melhorias para perder peso e favorecer a eficiência. A caixa teve o conversor de torque substituído por uma bomba de óleo e uma embreagem acionada por um motor elétrico.

O desenvolvimento do modelo consumiu 27 meses de trabalho do setor de engenharia da marca sul-coreana e investimentos de US$ 164 milhões (cerca de R$ 449 milhões). O novo Sonata híbrida será lançado no primeiro semestre de 2015 na Ásia, Europa e Estados Unidos, mas a sua apresentação oficial será no Salão de Detroit em janeiro. A Hyundai espera vender aproximadamente 55 mil unidades do modelo por ano (sendo 18 mil somente na Coreia do Sul).