O Euro NCap, instituto que realiza os testes de segurança dos veículos vendidos no mercado europeu, divulgou a última bateria de resultados do ano, que desta vez teve a participação dos seguintes modelos: Jeep Renegade, Audi A3 e-tron e o Kia Soul na versão convencional e na elétrica EV.

Perto de ser fabricado no Brasil, na nova fábrica da Fiat-Chrysler, em Goiana, Pernambuco, o Renegade ganhou a nota máxima do teste: cinco estrelas. O modelo, que tem lançamento previsto para o primeiro semestre de 2015, mas já aparece no site da marca, conquistou 87% de aprovação na proteção para adultos, 85% para crianças e 65% para pedestres.

O híbrido Audi A3 e-tron, que chegará ao Brasil no segundo semestre de 2015, de acordo com o anuncio da marca durante o Salão do Automóvel de São Paulo, foi outro modelo a ganhar cinco estrelas. O híbrido alcançou 82% de proteção para adultos, 78% para crianças e 68% para pedestres.

Dos modelos testados, o Kia Soul foi o único que não conseguiu a nota máxima, ficando com quatro estrelas nas duas versões testadas. Curiosamente, a versão elétrica apresentou melhor proteção para os adultos com 84% contra 75% da versão a combustão. A proteção para crianças e pedestres foram iguais nas duas versões com 82 e 59% respectivamente. Segundo o Euro NCap, o Kia Soul apresentou baixa proteção para o tórax em colisões laterais. A fabricante sul-coreana se comprometeu a instalar airbags laterais nos modelos em circulação na Europa.

Confira os vídeos com os testes de cada modelo:

Jeep Renegade

Audi A3 e-tron

Kia Soul

Kia Soul EV