Após retomar a liderança entre os sedãs médios no Brasil com a nova geração do Corolla, lançada em março, a Toyota trabalha para aumentar a sua participação em outros segmentos. Embora não tenha se pronunciado a respeito, a marca japonesa já testa no País o Vios, um sedã pensado para mercados emergentes e lançado na Ásia há cerca de um ano. No Brasil o Vios chegaria para disputar na categoria do Honda City, Ford New Fiesta sedã e até mesmo com as versões mais caras de Chevrolet Cobalt e Fiat Grand Siena.

Uma unidade do modelo foi flagrada pelo internauta Patrick Galera, na última quarta-feira (3), rodando camuflada e com placas verdes no Rodoanel Mário Covas, na Grande São Paulo. Segundo o leitor do Carsale, o carro estava sendo escoltado por dois Etios também com placas de veículos de testes.

vioscolagem

O Vios seria uma das soluções encontradas pela Toyota para aumentar o seu portfólio no Brasil, uma vez que o modelo compartilha a plataforma e diversos componentes com o Etios. Além disso, a fábrica de Sorocaba (SP) foi desenvolvida para produzir até 400 mil carros por ano, mas ainda não chegou à marca de 100 mil unidades anuais pelo fato de o Etios não ter atingido as metas de vendas iniciais da Toyota.

Medindo 4,41 metros de comprimento (o Etios sedã mede 4,26 m) e 2,55 m de distância entre-eixos, o Vios possui bom espaço interno e leva até 460 litros de bagagem no porta-malas. Diferentemente do Etios, o modelo ostenta um visual bem resolvido e mais próximo ao do Corolla.

Sob o capô, o sedã é equipado com o mesmo motor de 1.5 litro de 16 válvulas do modelo fabricado no interior de São Paulo, porém movido a gasolina e calibrado para entregar 109 cv de potência a 6 mil rpm e 14,3 kgfm de torque a 4.200 rpm. Na Ásia o modelo é oferecido com câmbio manual de cinco marchas ou automático de quatro velocidades. De acordo com a Toyota, o Vios acelera de 0 a 100 km/h em 11,4 segundos e atinge a velocidade máxima de 179 km/h. O consumo médio anunciado é de 16,1 km/l.