A Opel divulgou na última terça-feira (2) as imagens do Karl, o novo compacto global da General Motors que será apresentado oficialmente no Salão de Genebra, em março de 2015. Na Europa, o modelo será o carro de entrada da marca alemã, enquanto na Ásia ele substituirá a atual geração do Chevrolet Spark.

Medindo 3,68 metros de comprimento, pesando aproximadamente 900 quilos e com preço inicial estimado abaixo dos 10 mil euros (cerca de R$ 31.880), o Karl é a arma da General Motors para combater Volkswagen up!, Hyundai i10, Kia Picanto e Fiat Panda no mercado europeu. No entanto, rumores já o apontam como o provável sucessor do Chevrolet Celta e o responsável por introduzir a motorização 1.0 de três cilindros na gama da marca no Brasil a partir de 2016.

Falando em motor, o Karl leva sob o capô um bloco tricilíndrico Ecotec de 1.0 litro movido a gasolina de 75 cv de potência. Uma variante com injeção direta de combustível e turbo, capaz de gerar 115 cv, também deverá ser oferecida na Europa. As transmissões disponíveis serão a manual e uma versão evoluída da caixa automatizada Easytronic.

O modelo terá entre os seus equipamentos de série e opcionais uma central multimídia com integração para dispositivos Apple e Android, controle eletrônico de estabilidade, direção elétrica, alerta de mudança involuntária de faixa, sensor de estacionamento, faróis de neblina com função de iluminação de curvas, múltiplos airbags, entre outros.

O nome Karl homenageia um dos filhos de Adam Opel, o fundador da marca alemã.