A Ford começou a produzir o utilitário Ecosport na Rússia. O modelo é feito na fábrica de Naberezhnie Chelny, na República do Tartaristão, em regime de joint-venture com a JSC Sollers.

O EcoSport russo é oferecido com duas opções de motorização, 1.6 ou 2.0 litros, com sistema de tração dianteira ou integral, transmissão manual de cinco ou seis marchas ou a PowerShift automática de seis velocidades.

De acordo com a fabricante, para atender as condições rigorosas do inverno russo, a engenharia local realizou testes para a homologação do veículo quanto aos requisitos de corrosão e durabilidade.

A Ford já adiantou que no próximo ano também irá produzir o New Fiesta hatch na fábrica de Naberezhnie Chelny. A unidade tem capacidade de produção anual de 115 mil veículos e 1.500 empregados. Outra novidade é que a Ford Sollers também vai iniciar em 2015 a produção de motores na fábrica de Elabuga, no Tartaristão.

Para 2015 a Ford Sollers vai produzir 11 veículos da Ford na Russia, segundos Adil Shirinov, diretor-executivo e chefe de operações da Ford Sollers. Os modelos são montados em três fábricas, sendo duas delas, Elabuga e Naberezhnie Chelny, ficam no Tartaristão e a terceira em Vsevolozhsk, perto de São Petersburgo. A linha Ford local inclui uma gama completa de utilitários esportivos – os grandes Explorer e Edge, o médio Kuga e o compacto EcoSport -, além dos modelos Focus e Mondeo e da família de vans Transit.

Vale lembrar que o EcoSport hoje já é comercializado em mais de 50 países da América do Sul, América do Norte, Europa, Ásia, Oriente Médio, África e Oceania e tem como objetivo alcançar 100 mercados no mundo.