Veículo mais vendido nos Estados Unidos nos últimos 32 anos consecutivos, a picape F-150 da Ford, segunda maior fabricante do país, chegará às lojas norte-americanas este mês após passar pela mudança mais radical de toda a sua vida.

A novidade foge do plano estético ou mecânico e diz respeito à estrutura do modelo. Isso porque a a linha 2015 da picape irá trocar a tradicional carroceria de aço por uma de alumínio.

O objetivo da marca do oval azul com o uso do alumínio é tornar a picape mais leve e, por consequência, mais eficiente, reduzindo o consumo de combustível.

Nos EUA as fabricates enfrentam normas cada vez mais severas por parte do governo para redução da emissão de poluentes e, portanto, ações por parte das fabricantes para deixar os automóveis estão sendo cada vez mais necessárias. O plano da Ford ajudaria a marca nesse sentido.

Segundo a Ford, com a dieta à base da alumínio, a F-150 conseguiu perder até 320 quilos. Além disso, a fabricante afirma que o consumo do modelo, na versão equipada com o motor V6 EcoBoost de 2.7 litros e tração traseira é de 11 km/l na estrada, 8 km/l na cidade e 9km/l no circuito misto. Em comparação com a gama atual, a nova picape pode ser de 5% a 29% mais eficiente, dependendo da versão.

Descrita pela Ford com a picape a gasolina mais econômica da categoria à venda nos EUA, a F-150 é montada na fábrica de Dearborn, estado do Michigan.

Embora o alumínio já seja utilizado pela indústria automotiva e esteja presente em carros de alta performance ou veículos de luxo, esta é primeira vez que o uso é destinado para o segmento de picapes. Por esse motivo, a ousada estratégia da Ford está deixando todo o setor automotivo, incluindo concorrentes, analistas e investidores, interessados nessa história.

O uso do alumínio em grande escala, a variação no preço do material, os novos custos de produção, o consumo de combustível e até a aceitação do consumidor com relação à nova F-150 são desafios a serem enfrentados pela Ford nessa nova empreitada.

Confira o vídeo abaixo em que a Ford mostra a sua nova F-150.