BMW i8

BMW i8

A dois anos de seu centenário, a BMW pretende comemorar a data histórica lançando um modelo especial como presente para os seus entusiastas. Segundo a revista britânica Autocar, a fabricante alemã pretende criar uma versão mais poderosa do superesportivo híbrido i8. Nos bastidores da BMW, os responsáveis pelo projeto tratam o modelo pelo código M100, mas, apesar da indicação da linha esportiva da marca, quem comanda o projeto é a equipe i, encabeçada por Roberto Fedeli, que recentemente deixou a Ferrari para se juntar a BMW.

Se chegar a ser produzido, o modelo deverá se chamar i8s, com várias modificações, com inclusões de determinados elementos em alumínio, além da extinção dos diminutos bancos traseiros, o que favoreceria a redução de peso do carro.

A versão irá manter a tração nas quatro rodas, com um motor elétrico de condução do eixo dianteiro e um motor a combustão que aciona as rodas traseiras. A equipe i está avaliando duas combinações híbridas, ambas com potência acima dos 500 cv, ou quase 150 cv a mais do que o i8 convencional.

A primeira opção um bloco de quatro cilindros de 2.0 litros biturbo a gasolina, com cerca de 324 cv de potência, combinado a um motor elétrico de 206 cv; enquanto o segundo tem um seis-em-linha de 3.0 litros biturbo de 486 cv associado a um propulsor movido a eletricidade de 110 cv.

O i8s ganhará ainda um acerto dinâmico mais esportivo, com uma suspensão retrabalhada e freios mais eficientes. É estimado que o modelo realize a aceleração de 0 a 100 km/h em aproximadamente 3.5 segundos (cerca de meio segundo mais rápido que o i8 atual).