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Ambos começaram a ser fabricados no Brasil neste ano com a clara missão de incrementar as participações de suas marcas no segmento de compactos de entrada no mercado nacional. O Ford Ka é um projeto totalmente novo, global e de desenvolvimento local, e que chegou com a meta de emplacar aproximadamente de 10 mil unidades mensais ao substituir, de uma só vez, a antiga geração e o Fiesta Rocam. Já o Nissan March (presente por aqui desde 2011, vindo do México) passou a ser produzido em Resende (RJ) para fugir das cotas de importação impostas pelo governo para proteger a indústria nacional e retomar o seu volume de vendas que, no seu auge, chegou a cerca de 3 mil carros por mês.

Enquanto o Ka compartilha a plataforma e componentes com o New Fiesta , além de oferecer inovações até então inéditas no segmento aqui no Brasil (como controles eletrônicos de estabilidade e tração), o Nissan passa a ser chamado de New March por conta do visual atualizado – lançado na Ásia e Europa em 2013. Embora não seja uma nova geração e nem traga atualizações mecânicas profundas, o carro da marca japonesa chega com uma lista de equipamentos de série mais completa e também algumas novidades, como ser o primeiro modelo da categoria a oferecer câmera de ré de fábrica.

Por conta dessas e de outras semelhanças (inclusive os preços), comparamos as versões topo de gama do novo Ford Ka e do Nissan New March. Outro fator bastante considerado nesta disputa é que ambos são equipados com motores acima de 1.0 litro de capacidade de deslocamento com mais de 100 cv de potência, o que favorece o desempenho de carros de aproximadamente uma tonelada de peso e de vocação urbana.

Partindo de R$ 44.990, o Ka SEL leva sob o capô um bloco de 1.5 litro de 16 válvulas que desenvolve 105 cv de potência com gasolina e 110 cv quando abastecido com etanol – o torque é de 14,6 e 14,9 kgfm a 4.250 rpm, respectivamente. Já o New March SL (R$ 42.990) conta com um motor de 1.6 litro, também de 16 válvulas, capaz de gerar 111 cv e 15,1 kgfm a 4 mil giros com qualquer um dos dois combustíveis no tanque. A transmissão é manual de cinco marchas em ambos.

Em comum, as versões mais completas dos dois modelos saem de fábrica com direção elétrica, ar-condicionado, vidros e travas com acionamento elétrico nas quatro portas e faróis de neblina, além dos obrigatórios airbags frontais e freios com ABS. O New March, entretanto, conta com uma central multimídia com tela sensível ao toque de 5,8 polegadas, GPS, câmera de ré e Bluetooth, além de climatizador automático digital e rodas de 16 polegadas contra um conjunto de aro 15 do rival. Já o Ka complementa o pacote de segurança com assistente de partida em rampa e controles eletrônicos de estabilidade e tração. O Nissan possui ainda retrovisores com regulagem elétrica, disponíveis no Ford apenas como opcional por cerca de R$ 500.

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March é mais agradável com os ocupantes; Ka conquista pelo conjunto mecânico

Tanto o Ka como o New March são bastante ágeis e práticos no uso diário. Devido à combinação de motores espertos, baixo peso e dimensões diminutas, os dois carros proporcionam uma experiência agradável ao volante, mas cada um com as suas particularidades. Enquanto o Ka oferece uma posição de dirigir com um toque de esportividade, reforçado pelo volante de melhor pegada e pela alavanca de câmbio pequena e de engates curtos, o New March deixa o motorista em um posto mais elevado, quase próximo ao de uma minivan. Engana-se, porém, quem pensa que o Nissan seja um carro sem graça de ser conduzido. Muito pelo contrário. O New March embala rápido quando o motor é exigido e “pula” na frente de quase todo mundo em saídas de semáforos e retomadas. Na estrada, a experiência fica mais interessante por conta do motorzinho girador, esperto quando funciona a rotações mais altas.

Nissan New March SL 1.6

Teste Carsale-Mauá
 
Cidade
Estrada
0 a 100 km/h
Etanol8,4 km/l12,6 km/l10,35 segundos
Gasolina13 km/l16,2 km/l10,55 segundos

*O Ford Ka hatch com a motorização de 1.5 litro ainda não passou pelo teste Carsale-Mauá

O Ka, apesar do motor um pouco menos potente e dos 36 quilos de peso extra, encara o trânsito urbano com um pouco mais de agilidade uma vez que o seu motor entrega mais torque a baixos giros. Em arrancadas ele também aparenta ser ligeiramente mais ágil que o New March por conta do câmbio mais preciso. O propulsor do Ford tem boa elasticidade na estrada e exige poucas reduções para retomar o ritmo.

Quem viaja nos compactos encontra bom espaço vertical. Passageiros com pouco mais de 1,80 m de altura não correm o risco de raspar a cabeça no teto, mas o Ford acomoda melhor quatro adultos graças à distância entre-eixos quatro centímetros maior que a do concorrente. Em termos de acabamento, a cabine do New March leva vantagem por ser montada com materiais de qualidade superior e pelos bancos com revestimento aveludado. O conforto dos ocupantes do Nissan poderia ser melhor caso o isolamento acústico filtrasse com maior eficiência o ruído do motor.

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Ka e New March são bem equipados em suas versões mais completas e ainda proporcionam um pouco da experiência dos “pocket rockets”(foguetes de bolso) que os hatches mais apimentados oferecem por conta do comportamento arisco no trânsito urbano. O Ford deverá agradar mais aqueles motoristas que prezam essencialmente pelo prazer ao volante, enquanto o Nissan é um pouco mais gentil com quem prefere curtir os itens de conveniência, como o sistema multimídia mais completo (embora a câmera de ré tenha uma resolução bem razoável), e o conforto a bordo favorecido pelo ar digital. Sendo assim, o New March comprova uma pequena vantagem no comparativo por sair de fábrica um pouco mais equipado e ainda cobrar R$ 2 mil a menos por isso. O Ka, embora tenha um conjunto mecânico bem acertadinho, não justifica pagar quase R$ 45 mil por um carro com acabamento tão simplório e sem itens cada vez mais comuns e exigidos pelo consumidor.

Agradecimento: SP Diversões – Rua Santa Rosa Júnior, 189 – Butantã, São Paulo-SP – (11) 3723-7070

Ficha técnica

Modelo
Ka SEL 1.5
New March SL 1.6
PreçoR$ 44.990R$ 42.990
MotorSigma 1.5 16V1.6 16V
Cilindrada (cm³)1.4981.596
Potência (etanol/gasolina)105/110 cv111 cv
Torque (e/g)14,9/14,6 kgfm a 4.250 rpm15,1 kgfm a 4 mil rpm
Freios dianteirosDiscos sólidosDiscos ventilados
Freios traseirosTamboresTambores
Suspensão dianteiraMcPhersonMcPherson
Suspensão traseiraEixo autoestabilizante tipo Twist BeamEixo de torção
RodasAço 14"Liga leve 16"
Pneus175/65 R14185/55 R16
DireçãoElétricaElétrica
Peso em ordem de marcha (kg)1.018982
Comprimento (metros)3,883,82
Largura (m)1,691,67
Altura (m)1,521,52
Distância entre-eixos (m)2,492,45
Porta-malas (litros)257265
Tanque (litros)5141