SONY DSC

De acordo com o resultado de uma pesquisa anual realizada pela fabricante de tintas automotivas PPG, as cores branco e prata continuam sendo as preferidas para carros na América do Sul. As tonalidades representam 64% (32% cada) dos automóveis fabricados no continente em 2014, seguidas pelo preto (13%), cinza (11%), vermelho (8%) e azul (2%).

O levantamento mostra ainda que o branco é mais utilizado no mercado sul-americano em picapes (54%), minivans (52%), utilitários esportivos (28%) e caminhões leves (36%). Já a cor prata é mais requisitada para os compactos, como hatchbacks (32%), sedãs (35%) e peruas (30%), e os de porte médio (32%).

A PPG diz que o branco também é a cor preferida no mercado global, com 28% de participação – aumento de 3% em comparação com o ano passado. Já o prata vem perdendo espaço entre os consumidores. A cor sofreu uma queda de 7% em sua demanda nos últimos dois anos.

Na Europa, branco (25%), preto (15%) e cinza (14%) ainda dominam a preferência, mas os tons “naturais”, como amarelos, beges, dourados, laranjas e marrons já representam 12% do mercado. Na América do Norte, essas tonalidades estão em 10% dos veículos produzidos. Já os esportivos mantêm as tradicionais cores azul, vermelho e tons de verde.