Volkswagen-MQB-foto-01-800x533

O Grupo Volkswagen pode estar trabalhando numa versão simplificada da plataforma MQB com o intuito de reduzir os custos de produção – a arquitetura é utilizada pelas novas gerações do Volkswagen Golf e Audi A3. De acordo com o site Autocar India, serão feitas alterações nos usos de materiais, diminuindo a quantidade de alumínio e aço de alta resistência. A notícia surge um mês depois do Auto Blog afirmar que os executivos da fabricante alemã estarem preocupados com o alto custo da plataforma.

Ainda estão previstas uma suspensão mais simples e acabamento mais modesto, também com o intuito de baratear os custos. Outro rumor tratado pela imprensa indiana é o surgimento de uma nova marca de baixo custo do Grupo Volkswagen, porém ainda sem indícios de que vá sair do papel.

A medida cogitada pela marca se dá pela grande necessidade de automação que produção da plataforma exige. O problema causou o afastamento do engenheiro Michael Macht, chefe das linhas de produção. Na Europa, o novo Polo também passou a utilizar a arquitetura MQB.