A Peugeot revelou ontem (17) o 2008 DKR, o carro que utilizará na próxima edição do Rally Dakar. Composto por carroceria de fibra de carbono montado sobre uma estrutura tubular, o modelo de 1.280 quilos é equipado com um motor de 3.2 litros V6 turbodiesel de 345 cv de potência, que trabalha associado a um câmbio sequencial de seis marchas e tração traseira. Segundo a Peugeot, o 2008 DKR é capaz de atingir a velocidade máxima de 200 km/h.

Diferentemente da maioria dos carros que participam de ralis, equipados com tração 4×4, o modelo da Peugeot traciona apenas as rodas traseiras. A Peugeot diz que escolheu esse tipo de tração para garantir um peso menor e poder utilizar rodas maiores – o 2008 DKR é equipado com pneus de 37 polegadas.

A Peugeot levará três carros ao Rally Dakar, que serão pilotados por Carlos Sainz, Cyril Despres e Stéphane Peterhansel. O modelo marca a volta da marca francesa à competição após 25 anos de ausência. A prova de 16 dias de duração tem um percurso de 9 mil quilômetros, passando pela Argentina, Chile e Bolívia. A largada será no dia 3 de janeiro de 2015.