colagemsuvs

De acordo com um estudo feito pela consultoria automotiva JATO, a região Sudeste detém a maior concentração de SUVs do Brasil com 53,80% da frota circulante. Entre as marcas atuantes no País, a Ford lidera o segmento com 27,3% de participação no mercado devido ao grande volume de vendas do EcoSport. Logo atrás, estão praticamente empatadas a sul-coreana Hyundai e a japonesa Mitsubishi, com 13,9% e 13,2%, respectivamente – vale lembrar que essas duas fabricantes possuem uma variedade maior de modelos em comparação com a Ford.

A pesquisa mostra também que a Chevrolet possui uma participação expressiva (8,9%) no segmento por conta das vendas de anos anteriores do Captiva e da descontinuada Blazer. Já a Renault (6,1% de participação) vem se destacando dentro dessa categoria nos últimos anos graças à alta demanda do Duster.

A JATO ressalta que a composição desse ranking deverá ser alterado nos próximos anos com a chegada de novos modelos como o Jeep Renegade e o Honda HR-V, cujos lançamentos estão programados para o primeiro semestre de 2015.

Segundo o gerente de Desenvolvimento de Negócios da JATO, Milad Kalume Neto, o mercado de SUVs é dominado por empresas que apostaram em utilitários menores e no sucesso do segmento desde o início. “É perceptível a predominância do Ford EcoSport no Brasil. Desde o declínio das vendas das peruas, que dominavam o mercado nos anos 90, esse modelo aparece com destaque dentro de seu segmento. Não podemos, entretanto, desconsiderar a participação do Renault Duster que, durante o processo de mudança do EcoSport, no final de 2012, comercializou mais unidades que o modelo da Ford em novembro e dezembro daquele ano”.

Confira nas tabelas abaixo os números de participação das marcas e das regiões do País no mercado nacional de SUVs:

tabelas suvs