Um exemplar de um dos carros mais raros e exclusivos do mundo, o BAC Mono, envolveu-se em um acidente na Hungria, no último dia 14 de novembro. John Cartu, um canadense milionário e colecionador de automóveis, destruiu o seu monoposto ao tentar desviar de uma motocicleta em um túnel da capital Budapeste. Um Opel e um Daewoo também se envolveram no acidente, que não deixou feridos graves.

Segundo reportagem do UOL Carros, o modelo, que foi exposto no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, durante o GP do Brasil de Fórmula 1, procura driblar a lei que torna obrigatório os airbags frontais e freios com sistema ABS (antitravamento) em todos os automóveis zero quilômetro vendidos em nosso país para conseguir a homologação. Esses itens de segurança não podem, por ora, serem, incorporados à estrutura do modelo.

De acordo com Ian Briggs, projetista do veículo e um dos sócios da empresa, a ideia surgiu da vontade de produzir um modelo que permitisse ao proprietário fazer uma sessão de testes em um circuito fechado e, depois, ir embora com ele para casa. A inspiração veio das motocicletas superesportivas, que exercem função parecida.

O esportivo é equipado com motor central-traseiro de 2.3 litros e 4 cilindros em linha, capaz de produzir 284 cv de potência a 7.700 rpm e entregar 28,55 kgfm de torque a 6.000 giros. O que transforma o veículo em esportivo é o seu baixo peso. Com apenas 600 quilos, o monoposto é capaz de chegar a 274 km/h e sair da inércia até os 100 km/h em apenas 2,8 segundos.

Se conseguir a homologação, o BAC Mono não sairá nada barato. O preço parte de 103.500 libras e podendo passar de 150 mil libras, no Reino Unido (cerca de R$ 420 mil e R$ 610 mil em conversão direta), dependendo do pacote de equipamentos. Não à toa, foram vendidas apenas 200 unidades do modelo no mundo.

Aliás, está é a grande chance de algumas pessoas realizarem o sonho de dirigir um veículo astro de vídeo game, uma vez que o BAC Mono estrela os jogos Forza Motorsport e Need For Speed. O carro chegou a ser avaliado por Jeremy Clarkson, apresentador do famoso programa de televisão Top Gear do canal britânico BBC, como mostra o vídeo abaixo: