A Volvo anunciou mais um avanço nas pesquisas relacionadas a iniciativa CleanZone, que visa melhorar a qualidade do ar para os motoristas e também a redução da emissão de poluentes.

Um multifiltro foi instalado no Novo Volvo XC90, com dimensões maiores, o filtro se tornou mais eficiente contra as micropartículas danos à saúde. A ferramenta foi desenhada especialmente para a plataforma SPA e será apresentada no novo modelo da marca, no começo de 2015.

Além de partículas, o multifiltro é capaz de reter pólen e, graças a um sistema de carvão ativado, é capaz de remover diversos contaminantes prejudiciais à saúde dos ocupantes. De acordo com a Volvo, a quantidade total de micropartículas no interior do carro foi 70% inferior em relação a um modelo sem o filtro.

O filtro é um elemento do Air Quality System (IAQS) da Volvo Cars. Outra ferramenta importante é o sensor que monitora o ar que entra na cabine com substâncias nocivas. Se a quantidade de substâncias perigosas fica muito elevada (como ocorre quando se anda dentro de um túnel), a tomada de ar externa é fechada automaticamente. Juntos, o multifiltro e o sensor mantêm fora do carro diversos poluentes perigosos, melhorando a qualidade do ar para seus ocupantes.