SONY DSC

Ocupando atualmente a sexta posição do ranking de vendas do segmento de picapes, a Nissan Frontier ganhou no começo deste ano a série especial Platinum para dar uma aquecida em sua gama enquanto a nova geração, lançada em junho na Tailândia, só deverá ser vendida por aqui em meados de 2015 – o modelo teve 9.794 unidades comercializadas entre janeiro e outubro de 2014 ante 42.473 da Chevrolet S10, a líder do mercado. Com preço sugerido de R$ 120.890, na ocasião do lançamento, a configuração chegou a ser encontrada pela reportagem sendo vendida por valores entre R$ 100 mil e R$ 110 mil em algumas concessionárias do estado de São Paulo.

Posicionada entre as versões SV Attack (R$ 106.790) e a topo de linha SL (R$ 125.490) – ambas equipadas com tração 4×4 e câmbio automático -, a série é limitada a mil unidades e sai de fábrica com o visual ornamentado por acabamento cromado na grade frontal, capa dos espelhos retrovisores e moldura dos faróis de neblina. A Frontier Platinum traz em seu pacote de itens de série equipamentos como ar-condicionado de duas zonas, chave presencial, volante multifuncional, controle de cruzeiro e câmera de ré.

O conjunto mecânico da picape é composto pelo motor de quatro cilindros de 2.5 litros turbodiesel, que gera 190 cv de potência e 45,8 kgfm de torque. O propulsor trabalha associado à caixa automática de cinco velocidades e ao sistema de tração 4×4, com reduzida.

 

Valentia compensa o visual defasado

Embora esteja defasada em termos de estilo (assim como a Toyota Hilux) em comparação com as novas gerações da Chevrolet S10 e Ford Ranger, a Frontier mostra que quando o assunto é força e robustez no fora-de-estrada ela não fica devendo nada às rivais. A picape da Nissan encara estradas acidentadas, valetas e ladeiras íngremes com piso escorregadio com desenvoltura, graças aos mais de 45 kgfm de torque entregues logo a 2 mil rpm. Embora não seja o veículo mais adequado para ser conduzido em uma grande cidade, devido os seus mais de cinco metros de comprimento, a Frontier facilita a vida do condutor no ambiente urbano por conta da direção hidráulica um tanto leve para uma picape de seu porte e pela câmera de ré, providencial em manobras de estacionamento.

No geral, a Frontier proporciona conforto adequado aos cinco ocupantes, uma vez que a sua cabine tem espaço e acabamento entre os melhores do segmento. Quem viaja na picape pode usufruir do sistema multimídia com rádio AM/FM, GPS, entradas USB e AUX, conexão Bluetooth, tela de LCD de 6,2 polegadas e reprodutor de CD e DVD. No quesito segurança, a Frontier Platinum traz os obrigatórios airbags frontais e freios com ABS (antibloqueio das rodas), além de controles eletrônicos de estabilidade e tração.

Frontier Platinum

Teste Carsale-Mauá
Cidade
Estrada
0 a 100 km/h
8,6 km/l13,5 km/l12,5 segundos

Outro ponto positivo do modelo é a suspensão bem acertada no que diz respeito ao manter o equilíbrio quando o veículo roda com a caçamba vazia em vias esburacadas. Em contrapartida, o isolamento acústico poderia ser mais eficiente na hora de filtrar o ruído do motor.

A série Platinum dá um fôlego à atual geração da Frontier (no mercado desde 2007), que ainda não consegue encostar nas rivais (Chevrolet S10, Toyota Hilux, Ford Ranger, Mitsubishi L200 e Volkswagen Amarok) no ranking de vendas, embora tenha qualidades para brigar com certo equilíbrio na categoria. O modelo ficará mais alinhado à concorrência assim que a Nissan começar a produzir a nova geração em São José dos Pinhais (PR).

Agradecimento: Pousada dos Pescadores

Estrada Caminho do Mar, 6825, Km 36 – Riacho Grande, São Bernardo do Campo (SP)

(11) 4354-0535