Bastante apreciadas na Europa, as peruas estão cada vez menos presentes nas ruas devido ao avanço dos SUVs na preferência dos consumidores brasileiros (e de boa parte do mundo) que procuram por um veículo confortável e com espaço de sobra para levar a família. Enquanto os europeus têm à disposição peruas nos mais variados segmentos, no Brasil esse tipo de carro é praticamente encontrado apenas nas linhas de marcas de luxo, como Audi, Mercedes-Benz e Volvo – invariavelmente vendidas somente por encomenda devido à baixa demanda ou em versões esportivas com preços exorbitantes.

Embora os utilitários encarem com maior desenvoltura a buraqueira das ruas e estradas por conta da maior altura em relação ao solo, as peruas compensam essa desvantagem com dirigibilidade mais agradável e dinâmica mais afinada por serem derivadas de automóveis de passeio. Infelizmente, esse segmento vem perdendo espaço no mercado brasileiro a cada ano, para a tristeza daqueles que fazem questão de ter um carro versátil, porém, sem abrir mão do prazer de dirigir.

Em homenagem às peruas e seus admiradores, o Carsale listou os poucos modelos expostos na edição deste ano do Salão do Automóvel de São Paulo. Confira na galeria de fotos acima.