A Kia Motors apresentou nesta quarta-feira (29), no Salão do Automóvel de São Paulo, dois lançamentos para o mercado brasileiro: as novas gerações do utilitário esportivo Sorento e da minivan Carnival. A marca exibe ainda a versão elétrica do Soul e o sedã Optima híbrido,que dependem de uma redução nos impostos de importação para que as vendas de veículos desse tipo para sejam viáveis no Brasil.

Lançado há algumas semanas no Salão de Paris, o novo Sorento será vendido por aqui a partir de março de 2015 em configurações de cinco e sete lugares. As motorizações disponíveis serão a de quatro cilindros de 2.4 litros de 171 cv de potência e a de 3.5 litros V6, capaz de gerar 290 cv. Ambas são movidas a gasolina e trabalham associadas a uma caixa automática de seis velocidades com opção de trocas manuais. O jipão segue a nova identidade visual da marca, com linhas menos angulosas, destacado pela grade frontal em formato de “focinho de tigre”, como define a Kia.

Também totalmente renovada, a Carnival tem capacidade pra oito ocupantes e leva sob o capô um bloco de 3.3 litros V6 a gasolina de 270 cv e transmissão automática de seis marchas. A Kia diz que o modelo não atende apenas famílias numerosas, mas também empresas de serviços de transporte executivo. Assim como o Sorento, a minivan também não teve a estimativa de preços divulgada.

Já o Soul EV, que já é vendido nos Estados Unidos, está no salão apenas para mostrar a tecnologia livre de emissões da marca. O modelo é dotado de um motor elétrico alimentado por uma bateria de polímero de lítio, capaz de gerar 110 cv de potência e bons 29 kgfm de torque. Segundo a Kia, o Soul EV tem autonomia média combinada de 199 quilômetros e pode atingir até 145 km/h de velocidade máxima.

O outro modelo sustentável da marca é o Optima híbrido. O sedã é equipado com um motor de 2.0 litros a gasolina de 150 cv de potência e um propulsor elétrico de 40 cv movido por uma bateria de polímero de lítio. De acordo com a Kia, o modelo tem as seguintes marcas de consumo: 15,3 km/l na cidade, 17 km/l na estrada e 16,16 km/l de média combinada. Ainda sem ter o preço revelado, o Optima híbrido chega equipado com rodas de liga leve de 17 polegadas, iluminação em LED exclusiva, interior revestido em couro, seis airbags, controles eletrônicos de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, entre outros.