Um dos modelos mais comentados e aguardados nos últimos meses, enfim, teve alguns detalhes revelados. Segundo o grupo Fiat Chrysler Automobiles (FCA), o Jeep Renegade promete “reinventar o segmento” de utilitários esportivos compactos. O modelo será produzido em Goiana (PE) e chegará às lojas ainda no primeiro semestre de 2015. A Jeep não divulgou preços, mas frisou que os valores serão competitivos.

O Renegade será oferecido em três versões de acabamento (Sport, Longitude e Trailhawk), com duas motorizações e três opções de câmbio. As configurações de entrada serão equipadas com o já conhecido motor e.Torq de 1.8 litro flex disponível em alguns modelos da Fiat. Para utilizá-lo no Renegade, a Chrysler promoveu algumas alterações para aumentar a potência e o torque, cujos números não foram revelados. Esse propulsor poderá ser associado a uma caixa manual de cinco marchas ou automática de seis velocidades.

Todas as variantes podem ser equipadas com o bloco MultiJet II de 2.0 litros turboodiesel, que promete entregar números interessantes no que diz respeito ao consumo. Esse motor estará disponível apenas com a transmissão automática ZF de nove marchas e será o propulsor padrão da versão topo de gama Trailhawk. De acordo com a Jeep, o trem de força desenvolve 170 cv de potência e 35,7 kgfm de torque.

A motorização a diesel, segundo a fabricante, estará disponível para atender uma demanda de parte dos consumidores de SUVs compactos que priorizam a economia de combustível, combinada à robustez, dos motores a diesel. A Jeep diz que o jipinho tem autonomia média de 950 quilômetros em regime rodoviário.

Além disso, o Renegade será o primeiro utilitário compacto nacional a ser equipado com teto solar removível e o primeiro modelo fabricado no Brasil a contar com o assistente de estacionamento automático. O jipinho terá ainda controle de estabilidade, direção com assistência elétrica, freio de estacionamento elétrico, sensor de ponto cego, sete airbags, central multimídia com tela tátil de 6,5 polegadas, entre outros. A versão Trailhawk será equipada com sistema de tração 4×4 com reduzida e o sistema Selec Terrain, que gerencia os parâmetros do acelerador e tração de acordo com o piso onde o veículo está rodando.