Há duas semanas, a Volkswagen antecipou seis novidades que mostrará no Salão do Automóvel de São Paulo, entre elas o novo Jetta que seá fabricado no Brasil e a perua Spacefox reestilizada. Agora, a marca anunciou que apresentará também a nova geração do SUV Touareg, na versão R-Line, que traz apelo esportivo e mais recursos de segurança.

As principais mudanças visuais estão nos faróis, grade frontal, lanternas e para-choques. Além disso, o pacote R-Line abrange rodas de alumínio exclusivas, entradas de ar com acabamento preto brilhante e frisos cromados, difusor traseiro, ponteiras de escapamento cromadas e defletor traseiro. O jipão conta ainda com volante esportivo, soleiras das portas com logotipo R-Line, pedais de aço inoxidável, bancos dianteiros esportivos revestidos de couro Nappa em dois tons e forro do teto na cor preta. Um novo comando rotativo para o ar-condicionado, regulagem da suspensão e sistema de entretenimento e navegação também estão entre as novidades.

No que diz respeito a segurança, o Touareg ganha o sistema Multicollision Brake, já presente no Golf, que ativa os freios após um impacto para tentar evitar um novo acidente caso o veículo seja deslocado para trás ou lateralmente. Além disso, o modelo passa a ser equipado também com o sistema Pro Active que, ao detectar risco de acidente, tenciona os cintos de segurança do motorista e do passageiro da frente e fecha as janelas e o teto solar.

O Touareg R-Line é oferecido apenas com o motor V8 de 4.2 litros, que entrega 360 cv de potência e 45 kgfm de torque. Segundo a Volkswagen, o modelo atinge a velocidade máxima de 245 km/h. A versão vem bem recheada de equipamentos de série: são disponibilizados o controle eletrônico de estabilidade com estabilização de reboque, faróis bixenônio, alerta para veículo em ponto cego, tração integral 4Motion, ar-condicionado com quatro zonas, câmbio automático de oito marchas, suspensão pneumática com controle eletrônico e ajuste de altura, programa de direção fora de estrada, câmeras para visão de 360 graus em torno do carro, central multimídia com tela sensível ao toque de 8 polegadas e disco rígido de 18 GB para armazenar músicas ou vídeos.