SONY DSC

A Ford apresenta à imprensa especializada o novo Ka equipado com o motor de 1.5 litro. Com isso, a marca do oval azul finaliza o lançamento de toda a gama do compacto (a configuração sedã começou a ser vendida neste mês) e aproveita para incrementar as vendas do modelo no mercado nacional – com pouco mais de 7.093 emplacamentos, o hatch fechou setembro na oitava posição do segmento de compactos e a 13ª colocação no ranking geral. Com a oferta da nova motorização, a Ford espera vender mais de 10 mil unidades do Ka por mês.

+ Conheça o novo Ford Ka em detalhes (vídeo)

+ Comparativo: novo Ka enfrenta Chevrolet Onix e Hyundai HB20 com motor 1.0

+ Conheça o Ka+, a versão sedã do novo Ka (vídeo)

+ Comparativo 2: Ford Ka+ encara Fiat Grand Siena e Renault Logan com motor acima de 1.0 litro

Disponível nas mesmas versões equipadas com o bloco de 1.0 litro (85 cv com etanol), o Ka 1.5 leva sob o capô o motor Sigma com cabeçote de 16 válvulas disponível na configuração de entrada do New Fiesta. O propulsor desenvolve 105/110 cv de potencia (a 5.500/6.500 rpm) e 14,6/14,9 kgfm de torque (a 4.250 rpm), quando abastecido com gasolina e etanol, respectivamente. O câmbio é manual de cinco marchas.

Antes de a Ford confirmar a venda do Ka 1.5, em agosto, havia a dúvida se o compacto com essa motorização não roubaria consumidores do New Fiesta. Segundo a fabricante, isso não deve acontecer pelo fato de os compactos terem públicos distintos: o Ka tem espaço interno mais generoso e preza pela economia, enquanto o New Fiesta apela para a esportividade.

[wppa type=”slide” album=”603″]Any comment[/wppa]

Confira abaixo os principais equipamentos de série do novo Ka 1.5:

Ka SE 1.5 – R$ 40.390: ar-condicionado; direção com assistência elétrica; vidros dianteiros e travas das portas com acionamento elétrico; rádio AM/FM com Bluetooth, USB e quatro alto-falantes; compartimento para smartphones MyFord Dock; airbags frontais; freios com ABS e EBD (antitravamento e distribuidor eletrônico de frenagem); controle de frenagem em curvas; limpador e desembaçador do vidro traseiro; chave canivete com controle remoto das travas das portas; roda de aço de 14 polegadas com calotas integrais e calçadas em pneus de baixo atrito de medidas 175/65 R14; 21 porta-objetos; indicador de troca de marchas; abertura elétrica da tampa do porta-malas; direção com ajuste de altura, entre outros.

Ka SE Plus 1.5 – R$ 42.390: itens da SE, mais vidros traseiros elétricos; SYNC Media System com AppLink, CD/MP3/USB, Bluetooth e comandos de voz em português e controles no volante.

Ka SEL 1.5 – R$ 44.990: adiciona ao pacote anterior controles eletrônicos de estabilidade e tração; assistente de partida em rampas; rodas de liga leve de 15 polegadas com pneus de baixo atrito 195/55 R15; faróis de neblina; computador de bordo; alarme volumétrico; banco do motorista com regulagem de altura; grade frontal com acabamento cromado e lanternas escurecidas.

Foguetinho urbano

O Carsale avaliou uma unidade da versão SE, gentilmente cedida pela concessionária Sandrecar. Assim como na configuração com o motor de 1.0 litro, o compacto oferece um bom nível de equipamentos, mas deixa um pouco a desejar na simplicidade dos materiais empregados no interior (o Volkswagen up!, por exemplo, utiliza plásticos de qualidade superior). Mas o grande trunfo do Ka está sob o capô.

Equipado com o motor de 1.5 litro, o Ka mostra ótima disposição para encarar o trânsito urbano. As arrancadas e retomadas são espertas graças à elasticidade do motor que funciona quase sempre “cheio”. Outro ponto positivo do compacto é o câmbio bem escalonado e de engates curtos. Na estrada, o Ka também não faz feio. O compacto realiza ultrapassagens e retomadas sem exigir reduções de marchas constantes. Por ser 90 quilos mais leve que o New Fiesta equipado com o mesmo motor, nesse primeiro contato o Ka 1.5 mostrou ser mais ágil que o irmão maior.

Com o motor de 1.5 litro, o Ka é um carro ainda mais agradável de guiar pelo fato de esse propulsor ter um funcionamento mais suave e menos áspero (além da potência extra) que o bloco de 1.0 litro. O hatch acomoda bem quatro passageiros de até 1,80 m, mas peca por não oferecer o terceiro encosto de cabeça traseiro e nem ajuste elétrico dos espelhos retrovisores na versão mais cara.

Agradecimento: Sandrecar – R. Alcides de Queirós, 401, Casa Branca, Santo André (SP) (11) 4979-3000.

Ficha técnica

ModeloKa SE 1.5
PreçoR$ 40.390
MotorSigma 1.5 16V
Cilindrada (cm³)1.498
Potência (etanol/gasolina)105/110 cv
Torque (e/g)14,9/14,6 kgfm a 4.250 rpm
Freios dianteirosDiscos sólidos
Freios traseirosTambores
Suspensão dianteiraMcPherson
Suspensão traseiraEixo autoestabilizante tipo Twist Beam
RodasAço 14"
Pneus175/65 R14
DireçãoElétrica
Peso em ordem de marcha (kg)1.018
Comprimento (metros)3,88
Largura (m)1,69
Altura (m)1,52
Distância entre-eixos (m)2,49
Porta-malas (litros)257
Tanque (litros)51