vezel2abre

Uma das principais atrações da Honda no Salão do Automóvel de São Paulo (será realizado na capital paulista entre os dias 30 de outubro e 9 de novembro), o crossover Vezel já está sendo testado pela marca em solo brasileiro antes de sua estreia no mercado nacional, no primeiro semestre de 2015. Uma unidade do modelo foi flagrada pelo internauta Wanderson Jacinto rodando disfarçada e com placas verdes (carros de teste) pela Rodovia Anhanguera, na região da cidade de Americana (SP).

Apresentado no Salão de Tóquio, em novembro de 2013, o Vezel é montado sobre a mesma plataforma da atual geração do monovolume Fit. O modelo será produzido a partir do primeiro trimestre do ano que vem na nova fábrica da Honda em Itirapina, no interior do estado de São Paulo. A fabricante, entretanto, ainda não confirmou se o crossover manterá o nome Vezel, utilizado no Japão, ou se o batizará com as nomenclaturas HR-V (América do Norte) ou XR-V (a ser adotada na China).

[wppa type=”slide” album=”582″][/wppa]

O Vezel é vendido no Japão desde o final do ano passado com uma motorização de 1.5 litro turbo a gasolina de 131 cv de potência. Por aqui, o modelo deverá ser equipado com o já conhecido bloco de 1.8 litro i-VTEC de 139/140 cv (gasolina/etanol) da versão de entrada do Civic, uma vez que o propulsor de 1.5 litro aspirado de 116 cv utilizado nos modelos City e Fit é um tanto modesto para as dimensões do carro e, principalmente, para as expectativas de mercado da Honda. O Vezel terá duas opções de transmissão: manual de seis marchas e CVT (continuamente variável) com simulação de sete velocidades.

[wppa type=”slide” album=”581″][/wppa]

No mercado japonês, o Vezel conta com versões de tração dianteira e 4×4. No Brasil, em um primeiro momento, será oferecida apenas a primeira opção. Medindo cerca de 4,30 metros de comprimento, o crossover tem um porta-malas de 400 litros de capacidade.

A respeito do posicionamento de mercado do modelo, ainda não é certo se a Honda o colocará como concorrente direto de Ford EcoSport e Renault Duster. O mais provável é que o Vezel atue em uma faixa de preços acima dos R$ 80 mil.