[wppa type=”slide” album=”550″][/wppa]

A Volkswagen apresentou à imprensa nesta quarta-feira (1º), em Paris, o conceito XL Sport, que pode dar origem à uma variante esportiva do híbrido XL1. O modelo traz como principal novidade o motor V2 da motocicleta Ducati 1199 Superleggera.

Em comparação com o XL1 convencional, o protótipo teve o propulsor bicilindrico de 0.8 litro movido a diesel de 48 cv de potência substituído pelo motor de 1.2 litro V2 a gasolina de 200 cv que equipa a motocicleta italiana. O motor elétrico instalado na dianteira foi mantido, enquanto a transmissão é a automatizada DSG de sete marchas e dupla embreagem.

Segundo a Volkswagen, o conceito acelera de 0 a 100 km/h em 5.7 segundos e tem velocidade máxima estimada em impressionantes 270 km/h.

A marca alemã não revelou os números de consumo do modelo, mas diz que o desempenho é atingido graças à combinação de materiais leves, como polímero de carbono reforçado, e pelo baixo coeficiente aerodinâmico (0.258) da carroceria (o carro pesa 890 quilos). A Volkswagen não divulgou planos de fabricar o XL Sport.