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Apresentado à imprensa especializada no começo de agosto, o Ford Ka+ encara o seu primeiro comparativo aqui no Carsale. A configuração sedã da recém-lançada nova geração do Ka enfrenta neste teste o líder de vendas Fiat Grand Siena e o Renault Logan, considerado pela própria Ford como o principal rival do Ka+ em termos de custo-benefício e espaço interno. Nesta avaliação, levamos em consideração as versões mais baratas de cada um com motorização acima de 1.0 litro.

Vale lembrar que o Fiat Grand Siena e o Ford Ka+ que ilustram a matéria estão configurados em suas variantes mais completas e caras – Essence com pacote Sublime (a partir de R$ 52.081) e SEL 1.5 (R$ 47.490), respectivamente – devido à disponibilidade dos carros nas frotas das fabricantes.

Montado sobre a arquitetura do New Fiesta, o Ka+ completa a gama de modelos de plataformas globais da Ford no Brasil. O modelo assume o espaço deixado pelo Fiesta Rocam no portfólio da marca, uma vez que a versão sedã do New Fiesta é mais cara (parte de R$ 54.260) e possui espaço interno menor. O Ka+ chega às concessionárias em outubro, custando a partir de R$ 37.890 na versão SE 1.0.

+ Confira aqui o comparativo do Ka hatch contra Chevrolet Onix e Hyundai HB20.

+ Veja aqui o vídeo que mostra a evolução do novo Ford Ka.

+ Mais um comparativo: Renault Logan x Fiat Grand Siena na faixa dos R$ 40 mil.

Desde a configuração de entrada, independentemente da motorização (1.0 ou 1.5), o modelo sai de fábrica equipado com direção elétrica; ar-condicionado; volante com regulagem de altura; vidros dianteiros e travas das portas com acionamento elétrico; chave canivete; abertura elétrica do porta-malas; sistema de áudio MyConnection com conexões USB e AUX, Bluetooth e MyFord Dock (suporte para Smartphones); freios com ABS; controle de frenagem em curvas e airbags frontais. Na versão SE Plus são adicionados vidros traseiros elétricos e sistema de conectividade SYNC.

Já a variante topo de gama, a SEL, incorpora controles eletrônicos de estabilidade e tração e assistente de partida em rampas, itens até então inéditos na categoria e inexistentes na maioria dos carros de segmentos superiores. Além disso, há o acréscimo de faróis de neblina; computador de bordo, banco do motorista com regulagem de altura; rodas de liga leve de 15 polegadas, calçadas em pneus de medidas 195/55 R15; lanternas escurecidas; alarme volumétrico e grade dianteira com acabamento cromado.

Tanto o Grand Siena Essence (R$ 46.700) como o Logan Expression (R$ 41.790) possuem um pacote de itens de série parecido com o do Ka+, exceto pela ausência do sistema de som e por serem equipados com direção com assistência hidráulica em vez de elétrica como no Ford. O Fiat, entretanto, já sai de fábrica com faróis de neblina.

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Sob o capô

O Ka+ compartilha com o New Fiesta o bloco de 1.5 litro de 16 válvulas, que desenvolve 105 cv de potência com gasolina e 110 cv quando abastecido com etanol. O torque máximo de 14,6/14,9 (gasolina/etanol) é disponibilizado a 4.250 rpm. A única opção de transmissão é manual de cinco marchas, enquanto os rivais podem ser equipados com caixas automatizadas. A Ford diz que o propulsor não possui a calibração ideal para ser associado com a caixa PowerShift de seis velocidades e dupla embreagem, desenvolvida para trabalhar em conjunto com motores maiores e com mais torque, como o Sigma de 1.6 litro de 16 válvulas, que entrega até 130 cv no New Fiesta.

O motor do Fiat Grand Siena é o já conhecido e.Torq de 1.6 litro, também de 16 válvulas, que entrega 115/117 cv (gasolina/etanol) a 5.500 rpm e 16,2/16,8 kgfm (g/e) a 4.500 giros. A transmissão do sedã da marca italiana também é manual de cinco velocidades, mas existe a possibilidade de optar pelo câmbio automatizado Dualogic também de cinco marchas (R$ 2.754).

Já o motor do Logan, embora tenha 1.6 litro de capacidade de deslocamento como o do Grand Siena, é dotado de apenas oito válvulas. A unidade gera 98/106 cv a 5.250 rpm e 14,5/15,5 kgfm a 2.820 rotações (g/e). As transmissões disponíveis são semelhantes às do Fiat: manual ou automatizada (acrescenta R$ 3.700 ao preço da versão Expression 1.6), ambas de cinco velocidades.

Ka+ x Logan x Grand Siena

Teste Carsale-Mauá
Modelo
Consumo cidade
Consumo estrada
Aceleração 0 a 100 km/h
Retomada 80-120 km/h
Ford Ka+ 1.58,3/10,1 km/l (e/g)12,8/16,2 km/l (e/g)10,77 s (e)12,26 s (e)
Renault Logan 1.67,6/10,6 km/l (e/g)11,5/15,2 km/l (e/g)12,22 s (e)12,23 s (e)
Fiat Grand Siena 1.67,1/10,6 km/l (e/g)11,7/15,7 km/l (e/g)11,03 s (e)11,27 s (e)

Como andam

Apesar de ser equipado com um motor um pouco menor, o Ka+ é um carro mais equilibrado e prazeroso ao volante que os rivais. O propulsor tem funcionamento suave e com poucas vibrações, apesar de mostrar disposição somente acima dos 2 mil giros. Acima dessa faixa de rotação, o bloco de 1.5 litro deixa o sedã mais esperto que os rivais para encarar o trânsito urbano. Na estrada, em trecho plano, retomadas podem ser feitas até mesmo sem a necessidade de reduzir marchas devido a elasticidade do propulsor.

A dirigibilidade do Ford é favorecida também pelo câmbio de engates mais curtos e precisos que os do concorrentes. No Ka+ o condutor se sente um pouco mais confiante em curvas devido a menor oscilação da carroceria e pela precisão da direção (mais leve em manobras). O bom comportamento dinâmico do Ka+ comprova que a Ford acertou ao escolher pelo compartilhamento da plataforma e conjunto mecânico do New Fiesta com o novo modelo.

Por ter suspensões com acerto mais macio, o Grand Siena é o tipo de carro que agrada aquele motorista que privilegia exclusivamente o conforto. Do trio, o Fiat é o que melhor filtra as imperfeições do piso. Assim como o Ka+, o Grand Siena hesita um pouco a baixas rotações, mas “acorda” assim que o ponteiro do conta-giros se aproxima dos 3 mil rpm. Mesmo sendo equipado com o motor mais potente do comparativo, o modelo aparenta ser menos ágil que o Ka+ por conta da diferença de peso (1.141 kg contra 1.032 kg do Ford). O sedã da marca italiana, considerado um tanto sóbrio por não ter uma dirigibilidade afinada como a do Ford, poderia ficar mais interessante se tivesse um câmbio mais preciso.

Mesmo apresentando números de potência inferiores, o propulsor do Logan mostra maior disposição em arrancadas e ladeiras por entregar o torque máximo mais cedo (2.850 rpm, enquanto as forças plenas dos motores dos rivais só estão disponíveis acima dos 4 mil giros). O câmbio e a direção do Renault, entretanto, são os menos precisos entre os três carros. Já a suspensão do Logan está em um meio-termo entre o acerto mais firme do Ka+ e a calibração macia do Grand Siena.

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O Ka+ chega com credenciais para ganhar espaço em um segmento bastante disputado como é o de sedãs compactos. O modelo da Ford traz pacote de equipamentos condizente com o que a maioria dos concorrentes disponibiliza ao consumidor e ainda conta com um conjunto mecânico bem acertado, proveniente de um modelo de categoria superior. Embora tenha espaço interno e porta-malas ligeiramente inferiores (445 litros ante 520 litros do Grand Siena e 510 litros do Logan), o Ka+ compensa essa desvantagem nas dimensões com uma dirigibilidade mais agradável. A Ford, entretanto, poderia ter mostrado um pouco mais de capricho em alguns detalhes de acabamento (como na parte interna da tampa traseira, que conta com dobradiças pantográficas mas não possui pintura e nem revestimento e ainda deixa exposto o chicote elétrico da trava).

Ficha técnica

ModeloFord Ka+ SE 1.5Logan Expression 1.6Fiat Grand Siena Essence
PreçoR$ 42.890R$ 41.790R$ 46.700
MotorSigma 1.5 16V1.6 8V Hi-Powere.Torq 1.6 16V
Cilindrada (cm³)1.4981.5981.598
Potência (etanol/gasolina)105/110 cv106/98 cv117/115 cv
Torque (e/g)14,9/14,6 kgfm a 4.250 rpm14,5/15,5 kgfm a 2.850 rpm16,2/16,8 kgfm a 4.500 rpm
Freios dianteirosDiscos sólidosDiscos sólidosDiscos ventilados
Freios traseirosTamboresTamboresTambores
Suspensão dianteiraMcPhersonMcPhersonMcPherson
Suspensão traseiraEixo autoestabilizante tipo Twist BeamEixo de torção com rodas semi-independentesEixo de torção com rodas semi-independentes
RodasAço 14"Aço 15"Liga leve 16"
Pneus175/65 R14185/65 R15195/55 R16
DireçãoElétricaHidráulicaHidráulica
Peso em ordem de marcha (kg)1.0321.0701.141
Comprimento (metros)4,254,344,29
Largura (m)1,691,731,70
Altura (m)1,521,521,50
Distância entre-eixos (m)2,492,632,51
Porta-malas (litros)445510520
Tanque (litros)515048