NovoMondeo-Europa-1

A Ford anunciou a introdução de uma nova tecnologia para detecção de pedestre em sua linha de veículos. A medida visa evitar ou reduzir a gravidade dos atropelamentos. O primeiro veículo a contar com esse sistema é o novo Mondeo, nome dado ao Fusion na Ásia e Europa.

Esta é mais uma ferramenta do sistema de assistência de pré-colisão da Ford, que atua em velocidades de até 80 km/h. Com uma câmera instalada no para-brisa e um radar no para-choque, que escaneiam até 200 metros à frente, o veículo detecta se há pessoas na pista ou que podem atravessar a via e aplica automaticamente os freios se o motorista não responder aos alertas. Uma demonstração pode ser vista no vídeo abaixo:

Se um pedestre é detectado à frente e uma colisão é iminente, o motorista primeiro recebe um aviso sonoro e visual. Se ele não responder, o sistema prepara os freios para uma atuação rápida, reduzindo a distância entre as pastilhas e os discos, e depois aplica os freios automaticamente.

O radar ainda permite outros dois recursos para o motorista: a indicação de distância em relação ao veículo da frente e o piloto automático adaptativo. Já a câmera dianteira é usada para manter o carro na faixa, aplicando torque extra para trazer o carro de volta à pista se um desvio não intencional for detectado. Além disso, a câmera é capaz de reconhecer sinais de trânsito e informar os limites de velocidade das vias.