colagemfocusedas

No lançamento do Focus, na Argentina, há quase um ano, a Ford chegou a dizer que o seu objetivo era colocar o modelo entre os cinco primeiros colocados do segmento (atualmente dominado por Toyota Corolla, Honda Civic, Chevrolet Cruze, Nissan Sentra e Ford Fusion) no mercado brasileiro. Embora tenha um conteúdo competitivo, principalmente diante dos dois primeiros colocados, o Focus ainda não conseguiu atingir a meta da Ford na categoria.

Nos primeiros oito meses deste ano, o Focus foi sétimo sedã médio mais vendido do mercado brasileiro, totalizando 6.374 emplacamentos (sendo 861 unidades vendidas em agosto). Para efeito de comparação, o Toyota Corolla, líder do segmento, encerrou o período com 37.198 exemplares comercializados. Os dados são da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

Observação:Embora seja classificado como um sedã grande (portanto, concorrente de modelos como Nissan Altima, Honda Accord, entre outros), o Ford Fusion aparece na lista por conta da Fenabrave.

Confira na tabela abaixo os 10 sedãs médios mais vendidos no País de janeiro a agosto:

 
Agosto
Total Jan. a Agosto
1 - Toyota Corolla5.94437.198
2 - Honda Civic4.57535.766
3 - Chevrolet Cruze1.55914.016
4 - Nissan Sentra1.1329.117
5 - Ford Fusion1.0668.591
6 - Citroën C4 Lounge6516.374
7 - Ford Focus8616.243
8 - VW Jetta9455.833
9 - Renault Fluence7175.048
10 - Fiat Linea5884.027