FORD BRASIL APRESENTAÇÃO DO NOVO FOCUS 2014 BIENAL - SÃO PAULO AGOSTO 2013

A terceira geração do Ford Focus trouxe como principal inovação o primeiro motor do mundo com injeção direta de combustível capaz de funcionar com etanol. Fabricado no México, o propulsor Duratec Direct Flex é composto por bloco, cabeçote e cárter de alumínio, e conta ainda com duplo comando variável de válvulas.

Para receber a tecnologia bicombustível, o motor sofreu uma reprogramação no software da injeção de combustível e sistema de partida a frio que dispensa o reservatório auxiliar de gasolina. A unidade desenvolve 175/178 cv de potência (gasolina/etanol) a 6.500 rpm e entrega 21,5/22,5 kgfm de torque a 4.500 giros. São até 30 cv a mais que o antigo Duratec com injeção indireta. Segundo a Ford, 88% dessa força já está disponível a 2.350 rpm.

Os dados de consumo divulgados pela fabricante são baseados no Programa de Etiquetagem Veicular do Inmetro informam o seguinte desempenho com etanol: 6,6 km/l em trecho urbano e 8,6 km/l em percurso rodoviário. Com gasolina, as marcas são de 9,6 km/l na cidade e 12,6 km/l na estrada.

O carro avaliado está abastecido com etanol e publicaremos as primeiras medições de consumo no próximo post. Não deixe de conferir.