unera

Com o lançamento de modelos cada vez mais competitivos por parte da concorrência, a Fiat tratou de promover as primeiras mudanças no Uno desde o seu lançamento, em 2010. O compacto manteve a essência do bem-sucedido visual quadradinho, mas passa a oferecer interior mais sofisticado, novos equipamentos e tecnologias inovadoras para brigar de igual com os novatos Volkswagen up! e novo Ford Ka.

O Uno é oferecido em cinco configurações com carroceria de quatro portas e pode ser equipado com a transmissão automatizada Dualogic Plus de cinco marchas, operada por botões no console central, e pelo sistema Start-Stop. A principal novidade da linha 2015 (por enquanto disponível apenas na versão Evolution) desliga e religa o motor automaticamente em paradas rápidas para economizar combustível. O hatch é o primeiro carro fabricado no Brasil a oferecer a tecnologia de série.

As motorizações disponíveis continuam sendo as EVO de 1.0 e 1.4 litro, que entregam até 75 e 88 cv de potência com etanol, respectivamente.

Já a versão de entrada Vivace não sofreu alterações estéticas e nem de conteúdo, e continuará sendo oferecida nas carrocerias de duas e quatro portas.

%%wppa%% %%slide=489%%

Confira abaixo as versões, preços e itens de série do Novo Uno 2015:

Uno Vivace 1.0 2p – R$ 26.370

Uno Vivace 1.0 4p – R$ 28.500

Uno Attractive 1.0 – R$ 30.990: direção hidráulica; airbags frontais; freios com ABS (antitravamento); limpador e desembaçador do vidro traseiro; Lane Change (a seta pisca três vezes com um leve toque na alavanca); volante com detalhes na cor grafite; indicador de consumo instantâneo (econômetro); sinalização de frenagem de emergência; brake light; rodas de aço com calotas e para-choque nas cor do veículo.

Uno Way 1.0 – R$ 31.490: itens da Attractive mais barras no teto; faróis com máscara negra; grade frontal com acabamento preto brilhante; retrovisores na cor do veículo com repetidores de seta; molduras nas caixas de roda; faixa horizontal no painel; conta-giros e frisos laterais com a inscrição “Way”.

Uno Way 1.4 – R$ 34.990: acrescenta aos itens da Way 1.0, apoio de pé para o motorista; computador de bordo; abertura interna da tampa de combustível e porta-malas; console com porta-objetos no teto; porta-óculos; preparação para som; quadro de instrumentos com display de alta resolução; vidros dianteiros com acionamento elétrico e função um-toque; travas elétricas e volante com regulagem de altura.

Uno Evolution 1.4 – R$ 34.990: itens da Way 1.4; sistema Start&Stop; radio com entrada USB e MP3; maçanetas e espelhos pintados na cor do veículo com seta integrada.

Uno Sporting 1.4 – R$ 36.650: equipamentos da Evolution (com exceção do Start-Stop), mais rodas de liga leve exclusivas de 15 polegadas com pneus 185/60; faróis de neblina; para-choques com desenho exclusivo; revestimento interno na cor preta e ponteira de escape dupla cromada. Assim como a Way 1.4, a versão pode ser equipada com o câmbio Dualogic Plus com borboletas no volante para trocas manuais.

A renovação do Uno faz parte de um plano de renovação de portfólio e de crescimento da Fiat na América Latina nos próximos quatro anos. Com isso a marca pretende aumentar as vendas do modelo em cerca de 30% e, consequentemente, voltar a disputar a liderança do mercado nacional com o Volkswagen Gol.

Por fora, o Uno ganhou grade frontal e para-choques redesenhados. Os faróis foram retocados para deixá-lo com uma aparência mais agressiva e imponente, enquanto as lanternas ganharam elementos tridimensionais em seu interior. A configuração Sporting chama a atenção pelas rodas com desenho quadrado e pela ponteira de escape centralizada.

As mudanças mais significativas, entretanto, estão do lado de dentro do compacto. O painel está mais intuitivo e com instrumentos melhor posicionados. Os botões de acionamento dos vidros, por exemplo, foram deslocados do painel para as portas. Graças à adoção de novos materiais e do isolamento acústico aprimorado, a cabine do Uno ficou mais refinada e agradável aos ocupantes. As versões Way e Sporting contam com um acabamento emborrachado no painel semelhante ao adotado pela Fiat no Punto.

Parece outro carro

Segundo a Fiat, o Uno 2015 teve a estrutura redesenhada para aumentar a rigidez e melhorar a segurança da carroceria. O carro ficou mais agradável de guiar, principalmente no que diz respeito ao nível de ruído a bordo. Já o câmbio manual de cinco marchas também foi melhorado e os seus engates ficaram mais macios e precisos.

No caso da versão Evolution, equipada com o sistema Start-Stop, foi possível avaliar o recurso em um rápido teste-drive urbano. O dispositivo não atrapalha o condutor e o seu funcionamento quase não provoca vibrações ao desligar e religar o motor em semáforos – o propulsor volta à ativa quando o motorista pisa na embreagem.

uno_evolution_027

O Uno equipado com a transmissão Dualogic Plus também passou uma boa impressão durante a avaliação. A operação por botões é simples e permite ao condutor selecionar os modos manual e esportivo. É notória a evolução do sistema, que agora realiza trocas de marchas com trancos menos perceptíveis. Assim como em outros modelos da Fiat, o câmbio movimenta o veículo ao tirar o pé do freio como se fosse um automático convencional. As trocas de marchas, entretanto, poderiam ser mais rápidas.

Com a renovação, o Uno ficou um carro mais agradável de dirigir e mais competitivo no mercado. Apesar de trazer diversas melhorias e mais tecnologia embarcada, o hatch peca em não trazer ar-condicionado de série em nenhuma de suas versões e, principalmente, por ter preço inicial acima dos R$ 30 mil nas configurações com o novo visual.

Segundo a Fiat, a configuração de entrada Vivace 1.0 responderá por 40% das vendas do modelo, seguida pela Attractive 1.0 (30%), Way 1.4 (10%), Evolution 1.4 (10%), Way 1.0 (5%) e Sporting (5%).

Viagem a convite da Fiat.