chevroletsumido

A Chevrolet não confirma, nem nega, o fim das vendas do Agile e Sonic no Brasil. Mas fato é que os modelos não estão mais disponíveis no site da montadora. A assessoria de imprensa da Chevrolet informa que, no momento, não há um posicionamento oficial sobre a situação.

Seria o fim deles no Brasil? Aparentemente sim, mas pode ocorrer uma reviravolta, que não seria o primeiro caso da marca por aqui.Fato semelhante aconteceu com o Prisma, que no final de 2012 saiu de linha, foi retirado no site e no começo do ano seguinte, era apenas encontrado como seminovo. Porém, nos primeiros meses de 2013 o Prisma foi reapresentado, bem verdade que em nada se parecia com o antigo, mas herdou o nome graças ao sucesso do seu antecessor.

Quer dizer que Agile e Sonic podem voltar ao mercado nacional? Mesmo sendo vendido nos países vizinhos, é difícil que os modelos retornem ao Brasil. E o principal motivo é a concorrência interna instaurada na GM. Apesar de disputarem em categorias diferentes, Onix e Sonic Hatch competiam entre si. Assim como o Cobalt, que duelava com a versão sedã do Sonic. Em ambos os casos levando em consideração o valor.

O Sonic Hatch mais barato é encontrado por R$ 46.638, já o Onix mais caro, sem os pacotes especiais, sai por R$ 48.850, o que também afetou o Agile, que partia de R$ 37.098 (mais caro que o Onix mais barato) e chegava a custar R$ 44.850. É bem verdade que, antes de decidir por um ou outro, deve-se avaliar tudo o que o carro oferece, mas sabemos que este nem sempre é o comportamento do consumidor. O mesmo vale para o Cobalt, que tem sua versão mais cara saindo por R$ 54.490, contra R$ 49.100 do Sonic Sedan mais barato. O sedã extinto no Brasil chegava a custar até R$ 57.342. Valores do Agile, Sonic Hatch e Sedan, foram baseados na tabela Fipe.

Essa “briga” nos valores é tão importante que reflete diretamente nas vendas. Segundo a Fenabrave, foram emplacadas apenas 9.547 unidades do Agile, levando em consideração o acumulado entre janeiro e agosto desse ano. No mesmo período, o Sonic Hatch alcançou 4.226 unidades emplacadas, enquanto o sedã acumulou 2.706. Já os “concorrentes” internos venderam muito mais. Foram 91.326 unidades do Onix e 28.589 do Cobalt. Os dois modelos extintos se quer apareceram entre os 50 mais vendidos no mês de agosto.