A BMW lançou um vídeo promocional da edição especial do M5, o “30 Jahre M5”. No vídeo vemos Tina Schmidt, gerente de produção da série M, testando o carro e realizando alguns drifts, prática que ficou ainda mais popular no Brasil após o sucesso do filme Velozes e Furiosos – Desafio em Tóquio.

Mas, deixando a ação de lado, vamos ao que interessa. Este M5 terá apenas 300 unidades produzidas, além disso, com os ajustes feitos para esta série, este M5 se tornou o BMW mais potente já produzido. O veículo é embalado por um poderoso motor V8 de 4.4 litros com 600 cv, capaz de entregar 71 kgfm de torque.

Com toda essa potência, é óbvio que o carro se tornou mais rápido. A nova versão faz de 0 a 100 km em apenas 3,9 segundos, 0,4 segundo mais rápido que o modelo padrão — esse decréscimo de tempo foi alcançado graças ao câmbio de 7 velocidades e dupla embreagem. O M5 especial pesa 1,870 kg.

A BMW, por questão de segurança, resolveu limitar a velocidade máxima a 250 km/h, mas com um custo adicional, o veículo pode ser configurado com o pacote M’Drivers, elevando o limitador eletrônico a 305 km/h. Comparado ao M5 regular, o “30 Jahre M5″ é 10mm mais baixo e possui as barras estabilizadoras mais firmes.